O secretário municipal de Saúde, Marcelo Klement, explicou, hoje, que os medicamentos distribuídos pelo programa Farmácia Popular passarão a ser entregues através das farmácias regionais do município. “Em vez de ser Farmácia Popular será Farmácia Regional. O paciente não vai ficar desassistido, só vai mudar a lógica do funcionamento. Os medicamentos de baixo custo não vão mais existir porque a lógica do Farmácia Popular gratuito vai continuar existindo”, disse. De acordo com o secretario, os atendimentos que agora serão de responsabilidade das quatro unidade das farmácias regionais, estarão em funcionamento ainda esta semana.
Dos 112 medicamentos que ofertados gratuitamente pelo programa do governo federal, o município continuará disponibilizando aos pacientes 107, dentre eles, os usados para tratamento de hipertensão e diabetes. A secretaria não informou a quantidade de pessoas em Sinop que recebe medicamentos.
A câmara municipal votará, hoje, o projeto prevendo a extinção do programa Farmácia Popular. O projeto é de autoria da prefeitura e a medida atende a uma portaria do Ministério da Saúde, que desabilitou diversos municípios da manutenção de unidades do programa.