PUBLICIDADE

Sinop: prefeito cobra investimentos com obras de usinas no Nortão

PUBLICIDADE

O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB) reforçou a ministra da Casa Civil, Glesi Hoffmann, as cobranças de investimentos na cidade e demais municípios impactados com as usinas hidrelétricas previstas para serem construídas no Nortão. Presidente da Associação dos Municípios Impactantes por Usinas do Norte de Mato Grosso (AMIU), Juarez explicou que a grande parte já é “cobrada” também nos ministérios por meio de projetos. Os gestores vem apontando necessidade de ampliação nos atendimentos nas áreas de saúde, educação, assistência social e habitação, além de segurança, com a vinda de milhares de pessoas.

Ele afirmou que “o governo federal estará investindo mais de R$ 25 bilhões na construção de usinas. Nós, como nossos produtores, que representamos 30% da produção de grão desse país, também seremos exportadores de energia para mais de 10 milhões de famílias brasileiras. Em relação à reivindicação que estamos entregando, todos os projetos estão em vários ministérios”.

Conforme Só Notícias já informou, estão autorizadas construções de 5 usinas para ampliar o fornecimento de energia elétrica para alguns Estados. A Usina de Colíder, em construção, tem previsão para entrar em funcionamento em 2015 e gerar 342 megawats de energia.

A Usina Hidrelétrica Sinop ficará a 70 quilômetros da cidade, gerará 460 MW em uma área de 33,7 mil hectares com impactos nos municípios de Claudia, Sorriso, Ipiranga do Norte e Itaúba. A previsão de investimento é R$ 2 bilhões. Ela foi arrematada em leilão mas ainda há discussão de sua validade, já que uma das empresas que forma o consórcio teria manifestado interesse de deixar o grupo.

A Usina Foz do Apiacás também tem previsão para entrar em funcionamento em 2015 e deverá gerar 275MW. Já a Usina Magessi irá gerar 53 MW. A Usina Hidrelétrica Teles Pires, que será construída entre Paranaíta no Mato Grosso e Jacaraenga no Pará, será a maior do complexo, com capacidade instalada de 1.820 megawatts (MW) de potência.

A ministra participou em Sinop, na quinta-feira (26), do lançamento oficialmente do plantio da safra de soja na safra 13/14. Além dela estiveram presentes o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, o governador Silval Barbosa (PMDB), deputado federal Nilson Leitão (PSDB), entre outras autoridades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria atende mais de 13 mil pessoas em Mato Grosso

Gerenciado pela secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania...

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...
PUBLICIDADE