quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop homenageia 3 ex-governadores e lideranças pela conquista do prêmio IDH

PUBLICIDADE

Lágrimas, alegria, saudade e gratidão marcaram a solenidade de entrega de prêmios que a Prefeitura de Sinop fez, ontem à noite, para comemorar e dividir a conquista do prêmio concedido, mês passado, pelo jornal Gazeta Mercantil, por Sinop ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano -IDH- de Mato Grosso, de acordo com pesquisa feita pelo jornal. O prefeito Nilson Leitão, que recebeu o prêmio em Brasília, do ministro das Cidades, Olivio Dutra, fez a entrega dos troféus – réplica de madeira com o mapa do Brasil. Antes, foi apresentado um vídeo mostrando as potencialidades de Sinop.

Veja as fotos da solenidade clicando aqui

A solenidade desta quarta-feira em Sinop reuniu os ex-governadores Julio Campos, Jaime Campos e Dante de Oliveira. O primeiro homenagem foi para a Colonizadora Sinop, através do diretor Alfredo Clodoaldo de Oliveira Neto, que iniciou a construção de Sinop. Depois, foi a vez do ex-deputado estadual Benedito Santiago, autor da emenda elevando Sinop a categoria de município, na década de 70. Chorando, Santiago (foto) lembrou as dificuldades encontradas na formação da cidade de Sinop e revelou que havia um movimento para mudar o traçado da BR-163, que passaria por Vera. Recordou das lutas dos pioneiros e disse estar realizado por seu nome estar em um dos principais ginásios de esportes da cidade e pela homenagem feita ontem.

O ex-governador Julio Campos agradeceu a premiação e destacou que seu governo foi determinante para Sinop com a inauguração do asfaltamento da BR-163, com o presidente João Figueiredo, em 1983. “Minha grande alegria é ter meu nome na principal avenida desta cidade. É um dos grande reconhecimentos feitos ao meu trabalho”, disse.

O ex-governador Jaime Campos discursou recordando que seu governo trouxe o linhão de energia para Sinop, livrando o município do racionamento que castigava a maior cidade do Nortão. Dante de Oliveira recordou obras como o Pronto Atendimento, o CENFOR- Centro de Formação Profissional- dentre outras. O presidente do tribunal de Justiça, José Jurandir de Lima, recebeu a homenagem em nome do Judiciário e disse que, se a prefeitura for parceira, a Comarca será elevada para Entrância Especial. Hoje já tem 9 juízes. O juiz federal Julier Sebastião da Silva destacou que a Justiça Federal está funcionando em Sinop e em breve passará a ter sua vara. Juízes da Comarca de Sinop também foram agraciados.

Ainda foram homenageados o ex-vice-governador Osvaldo Sobrinho, que viabilizou a implantação da primeira escola estadual em Sinop; o ex-deputado estadual Jorge Yanai; os ex-prefeitos Osvaldo Paula e Antonio Contini. Adenir Barbosa foi representado pela filha e Geraldino Dal Maso não compareceu por motivo de força maior.

Os pioneiros, que continuam em Sinop, também não foram esquecidos. Uli Grabert, braço direito dos colonizadores Enio Pipino e João Pedro de Carvalho; Massami Uriu, que iniciou a prática esportiva. A prefeitura homanegeou ainda entidades como Sindusmad, CDL, Associação Comercial, Acrinorte, Lojas Maçônicas, APAE, meios de comunicação (dentre eles Só Notícias), secretários municipais, ex-secretários, vereadores e outras lideranças.

“Nosso objetivo é dividir esta grande conquista. Sinop cresce muito pela força de sua gente, pelo jeito de ser de cada um, mas também pelo trabalho de toda a sociedade organizada e suas lideranças. Muito obrigado e vamos juntos continuar construindo uma Sinop cada vez melhor”, discurou Leitão, ao encerrar a solenidade.

Prêmio IDH
A Gazeta Mercantil publica anualmente a revista Atlas do Mercado Brasileiro e destaca o município que mais cresceu em cado Estado, avaliando não apenas resultados econômicos, mas também o nível de desenvolvimento humano.
Além de Sinop foram premiados, no último dia 2, dentre outras cidades de seus respectivos Estados:

Maringá – Paraná
Vinhedo – São Paulo
Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul
Brasília – Distrito Federal
Florianópolis- Santa Catarina
Goiânia – Goiás
Fortaleza – Ceará
São Luís- Maranhão
Campo Grande – Mato Grosso Sul
Aracaju- Sergipe
Manaus – Amazonas
João Pessoa – Paraíba

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE