PUBLICIDADE

Sinop: empresa será contratada para criar plano de saneamento básico; próximo passo é concessão da coleta de lixo

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria)

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) se reuniu com a comissão de concessões públicas da União das Entidades de Sinop para debater, entre outras pautas, a criação de um novo plano de saneamento básico para Sinop (PMSB) . A entidade solicitou informações acerca do andamento da ação e uma empresa deve ser contratada para a elaboração.

A prefeitura informou que “o plano que está em construção, trata de quatro eixos do município; água, esgoto, resíduos sólidos e águas pluviais, com planejamento para os próximos 10 anos. A prefeitura ressalta ainda que esse planejamento é necessário para dar andamento aos demais projetos do município, referente a coleta de resíduos sólidos, e ao cumprimento de metas de água e esgoto. O PMSB é peça que irá acompanhar o plano diretor do município, que também é meta da gestão municipal”.

“Fomos conversar na prefeitura a respeito do andamento da contratação de uma empresa para fazer um plano novo, que contemple toda a cidade, que seja completo, é isso que o município está buscando”, explicou, ao Só Notícias, o presidente da comissão e da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Sinop (uma das entidades da Unesin), Eduardo Chagas.

Após a criação do plano, a prefeitura deve realizar a concessão do serviço de coleta de lixo. Ainda não há detalhes, no entanto, de quando o certame deve ser realizado, nem qual o período da concessão.

Ainda segundo Chagas, a comissão está nos trabalhos iniciais e focada no intuito de levantar informações em todos os órgãos envolvidos. “No âmbito da Unesin, no ano passado foram criadas varias comissões no intuito de fazer estudos e levantamentos de determinados assuntos, dentre eles as concessões que impactam e envolvem Sinop, sejam nível municipal, estadual ou federal”, salientou.

Além da prefeitura, a comissão também já debateu com a Agência Reguladora de Sinop (AGER), que fiscaliza as concessões de água e esgoto e transporte coletivo. “Em respeito ao transporte, a Ager está fazendo um trabalho de levantamento de descumprimento das obrigações de contrato da concessionária. Com relação a água e esgoto o processo de revisão contratual está paralisado aguardando a elaboração do plano de saneamento básico de Sinop”, ponderou.

“Ouviremos as concessionárias, câmara de vereadores, como ouvimos o município e Agência Reguladora e todas os envolvidos nesse processo. Ao final devemos emitir um relatório com essas discussões e no intuito de sugerir algumas ações”, completou Chagas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE