Política

Sinop ‘é um canteiro de obras’ o que contribuiu para gerar mais empregos, avalia prefeita

A prefeita Rosana Martinelli (PL) avaliou positivamente em entrevista, ao Só Notícias, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, que apontou retomada na geração de empregos em Sinop. Em junho, mesmo com à pandemia do novo Coronavírus, as indústrias e empresas de diversos segmentos geraram 371 vagas a mais. A construção civil liderou a abertura de mais vagas de trabalho. Ela analisou que o resultado positivo é pela força do comércio, indústria e o município se tornou um ‘canteiro de obras’ com asfaltamento em diversos bairros, aplicação de lama asfáltica nas ruas e avenidas, além de evitar o fechamento de empresas com lockdown.

“Nós estamos com um verdadeiro canteiro de obras em Sinop, nos quatro cantos com asfaltamento. Outro ponto é que não fechou totalmente o comércio nesta pandemia. Um dos motivos de estarmos segurando as medidas mais rígidas e fazendo reuniões com o consórcio ( de Saúde Teles Pires, formado por 15 prefeituras) é para conseguir manter a geração de empregos. É necessário seguir com os avanços nos cuidados da saúde, mas as pessoas também precisam de emprego. Nós optamos em fazer o toque de recolher mas não com fechamento total para não gerar desemprego”, avaliou.

A prefeita projetou que, no próximo mês, deve fazer novo decreto e a tendência é liberar o funcionamento de alguns segmentos comerciais. Atualmente, as empresas podem funcionar no período noturno até às 21:30h reduzindo horário de funcionamento de restaurantes, lanchonetes, bares, conveniências, alguns mercados e outros para evitar aglomerações. Universidades não estão tendo aulas presenciais. A medida vai até 10 de agosto, o toque de recolher, entre 22h e 5h. A medida começou em junho.

“Temos visitado e acompanhando todos os postos de saúde. O número de pessoas procurando por atendimento tem reduzido muito. Estamos conseguindo superar esse período ruim e a previsão é retomar as atividades a partir do dia 10 de agosto. Queremos liberar os atendimentos normais no comércio local, seguindo as restrições do setor da Saúde”.

Sobre as obras que também estão gerando mais empregos, no Setor Industrial Sul são executados mais de 41,6 mil metros de pavimentação com financiamento feito em 2019, através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Na avenida das Itaúbas, na região do Jardim das Oliveiras é executado asfaltamento de um trecho de 6,6 mil metros quadrados. Cerca de 25% da obra está pronto. Mais de 70% das obras de drenagem da Estrada Jacinta já foi concluída. Estão sendo investidos mais de R$ 2,5 milhões. No Jardim Conquista são executados 17,5 mil metros quadrados de asfalto.

No bairro Recanto dos Pássaros serão executados 23,3 mil metros quadrados de pavimentação, drenagem com dissipador, sinalização viária e passeio público, com investimento total de R$ 3,3 milhões. No Setor Industrial Norte, serão executados 41,6 mil metros de pavimentação através do Finisa.

No bairro Bela Vista a sub-base está sendo feita. Serão mais de 28.1 mil metros quadrados e mais de 60% do percentual já foram executados. No bairro Jardim Umuarama está em fase de terraplanagem e construção do meio-fio, após a drenagem ter sido realizada.

Só Notícias/Cleber Romero (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)