A bancada federal aguarda a União apresentar o programa de expansão no ensino superior deste ano para dar prosseguimento à viabilização do curso de medicina em Sinop. Segundo o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), um dos idealizadores, o fato de uma audiência pública já ter sido realizada -sendo aprovada a implantação deste curso- e os estudos estarem sendo feitos para instalação no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) proporcionam vantagem ao município.
O deputado afirmou, ao Só Notícias, que a intenção é ter a garantia de implantação do curso este ano para, se possível, começar ser lançado vestibular em 2013. Para isso, mencionou que a bancada federal está mobilizada na destinação dos recursos que forem necessários. Para ele, o governo federal “já deixou claro” que a vontade não é abrir mais campus, mas estruturar os existentes e implantar novos cursos, buscando a interiorização.
Atualmente o Campus Sinop oferece os cursos como de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática (Hab. em Física, Química ou Matemática), Engenharia Florestal, Enfermagem, Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária. São cerca de 170 professores concursados e 4,5 mil acadêmicos.