quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop atinge metas de plano estratégico com avanços em Saúde e Educação; trânsito preocupa

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Ademir Specht)

A prefeitura de Sinop apresentou, em audiência pública, os resultados das metas instituídas no Planejamento Estratégico das ações desenvolvidas, ano passado.  Das 40 metas estratégicas traçadas no âmbito da administração pública nas dez secretarias de governo, o Procon e o Prodeurbs, 36 foram atingidas, representando 90%. Quatro (10%) foram alcançadas de forma parcial.  Nas áreas de Educação, Saúde, Obras e Serviços Urbanos, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Procon, Meio Ambiente, Administração, Projetos de Desenvolvimento Urbano (Prodeurbs) e Esporte as metas atingidas passaram de 90%.

Na Educação, por exemplo, entre os índices positivos esteve a ampliação de 45% para 48% na cobertura potencial para atender crianças de 0-3 anos em Escolas Municipais de Educação Infantil. E a Rede Municipal de Educação também manteve o atendimento de 100% das crianças na faixa etária de 4 a 5 anos.

Na Saúde, um dos melhores resultados foi a queda da taxa de mortalidade infantil e que estava planejada reduzir de 13,90 para 12. Com os esforços da Secretaria, a taxa baixou para 8.5 por 1.000 nascidos vivos, em 2018.

A participação da população em atividades desportivas e de lazer ofertadas pela Prefeitura de Sinop também avançou. A meta traçada na área de Esporte era envolver 18.685 pessoas e foram 21.826.

No Desenvolvimento Econômico, o atendimento aos produtores rurais passou de 2.383 em 2017 para 3.868 ano passado. Na secretaria de Obras e Serviços Urbanos, o percentual de malha viária recuperada foi elevado de 25% para 28%.

Na área do Meio Ambiente, com as ações de educação ambiental, entre os pontos positivos ocorreu o recuo do número de focos de calor. A meta era baixá-los para 230, mas foi superada, chegando a 154 focos.

Colocamos todas as metas para as equipes trabalharem e precisam ser atingidas. Estamos com números extremamente positivos, pois atingimos 90% de todas as metas almejadas. Sinônimo que estamos cumprindo nosso papel como gestores das pastas e com resultados extremamente positivos”, declarou a prefeita Rosana Martinelli.

A diretora de Planejamento Estratégico, Adriana Casturino, acrescentou que o “município manteve o ótimo desempenho dos anos anteriores devido à dedicação da equipe técnica e ao apoio do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Assim, estamos evoluindo no objetivo de tornar a Gestão Pública cada vez mais eficiente”.

A assessoria da prefeitura informa que um dos indicadores apresentados durante a audiência chama a atenção para o papel do cidadão e sua co-responsabilidade em auxiliar o governo municipal a cumprir seu plano de trabalho. O cenário preocupante está no trânsito e diz respeito ao objetivo de “reduzir o número de mortes causadas por acidentes”. Segundo os dados registrados, mesmo diante de uma série de ações executadas pela Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano, Sinop não atingiu a meta que visava a uma queda em 5% no total de óbitos no trânsito de 2017 para 2018, devido ao excesso de velocidade em vias públicas e que ainda permanece.

“Infelizmente, quando a estatística é direcionada aos números de óbitos nos acidentes de trânsito, percebemos que a indiferença tem ceifado muitas vidas do seio familiar, deixando famílias desamparadas e pessoas mutiladas ou inválidas. Todos nós temos o conhecimento sobre o tema direção defensiva, ou, pelo menos, já ouvimos alguém falar sobre o assunto. São 5 regras, mas citar apenas duas delas já é suficiente para exemplificar as perdas de nossos irmãos sinopenses: previsão e atenção. Muitos acidentes ocorrem pela falta destes dois termos que, associados à imprudência da velocidade acima do permitido para a via, nos leva aos números de óbitos de 2018”, alertou o Guarda Civil Municipal Alessandro Silva Oliveira, responsável pela apresentação dos dados.

Ano passado, 74 pessoas perderam suas vidas em acidentes de trânsito na área urbana de Sinop.

A audiência pública para apresentar o plano e os resultados foi na câmara a acompanhado por representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Conselhos de Políticas Públicas em atividade no município, representantes da sociedade civil organizada, professores e acadêmicos das Universidades, entre outras pessoas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE