domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Sindicatos e entidades de MT protestam contra governo Lula

PUBLICIDADE

Movimentos sociais da Grande Cuiabá realizam nesta sexta-feira de manhã, na praça Alencastro , centro da capital, um chá com pão para divulgar o plebiscito popular, que ocorre entre 1º e 9 de setembro.

Militantes de sindicatos, pastorais sociais, associações de moradores, partidos, ongs e organizações estudantis distribuirão pães e copos com chá à população no intuito de entabular um simpático diálogo sobre as quatro perguntas presentes na votação popular.

As perguntas dizem respeito: à anulação da privatização da Vale do Rio Doce; à mudança da política econômica do governo federal, que hoje prioriza o pagamento das dívidas interna e externa; à mudança no modelo energético, que hoje é privatizado e penaliza os mais pobres; à postura negativa diante de uma nova reforma da previdência que retire direitos dos trabalhadores. O plebiscito é uma das atividades nacionais da Assembléia Popular e parceiros e tem coroamento no dia 7 de setembro com a passeata do Grito dos Excluídos.

Haverá carro de som para veicular spots do plebiscito popular, possibilitar falas de militantes e animar o povo com músicas de protesto. Também haverá panfletagem de milhares de jornais relativos à votação popular.

MAPA DAS URNAS

Na ocasião a coordenação do plebiscito na Grande Cuiabá vai distribuir para as jornalistas e os jornalistas um mapa parcial de onde estarão localizadas as urnas do plebiscito, como escolas, universidades, pontos comerciais, órgãos públicos, igrejas e praças.

Entre as entidades confirmadas no chá com pão na praça estão Assembléia Popular, Sintep Mato Grosso, Sintep Cuiabá, Sintep Várzea Grande, Centro Burnier Fé e Justiça, MRS (Movimento Rumo ao Socialismo), Pastoral do Migrante, JR (Juventude Revolução), MST, paróquias do Rosário, Divino Espírito Santo, Imaculado Coração de Maria, Sagrada Família, Cristo Rei, CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), Pastoral da Juventude, PT, PSB, PC do B, CUT, DCE da UFMT, Sindicato dos Bancários, Conlutas, CLTP, Conlute, Cimi (Centro Indigenista Missionário), Coordenação de estudos do CefetSão Vicente, Adufmat (Associação dos Docentes da UFMT).

Esse é o terceiro plebiscito popular no Brasil (o primeiro foi em 2000 sobre o não pagamento da Dívida Externa e o segundo foi em 2002 e se posicionou contra a Alca). O plebiscito de 2007 está ocorrendo em centenas de cidades do Brasil, em todos os estados. A intenção é entregar os milhões de votos em caravana ao presidente da República, do Senado, da Câmara e do Judiciário e cobrar dos mesmos uma postura popular diante das reivindicações.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE