PUBLICIDADE

Silval cobra Lula para ser feito asfaltamento da BR-163

PUBLICIDADE

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) entregou ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva um documento contendo uma série de reivindicações, durante a inauguração de 188 quilômetros das Linhas de Transmissão 230 KV Coxipó-Cuiabá-Rondonópolis. Silval pediu apoio do governo federal à regularização fundiária; a liberação de recursos à conclusão das BRs 158 e 163 e a instituição de um Código Florestal para o Brasil.
“Ao entregar o documento ao presidente, que contém reivindicações de obras fundamentais ao desenvolvimento de Mato Grosso, como é o caso das BRs 163 e 158, o presidente Lula determinou uma audiência para discutirmos com o ministro e proprietários de terras soluções ao impasse”, informou Silval. Ele explicou que esses proprietários concordam em ceder uma parte de suas propriedades para fazer assentamentos. Em troca teriam a regularização fundiária.

O deputado sugere também a firmação de um convênio entre o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso. A intenção, segundo Silval, é adotar procedimentos que venham sanar os problemas fundiários estabelecidos em mais de 20 municípios.

No documento, o parlamentar também cita que os setores organizados da classe produtora propõem o ´Percentual Modular´, instrumento que visa destinar ao governo do Estado parte da área a ser imediatamente regularizada, para ser utilizada especificamente aos assentamentos. Ele também cobrou medidas importantes à questão ambiental e disse que a crise que afeta o setor madeireiro além de causar transtornos na questão da geração de emprego, também provoca insegurança nas regiões.

“O presidente se sensibilizou com as reivindicações e determinou que os responsáveis pelas pastas competentes façam as reuniões e resolvam esses problemas do nosso Estado”, afirmou Silval, ao acrescentar que Lula garantiu que não faltarão recursos para a conclusão da BR-158.

Pacto
Durante a solenidade, o governador Blairo Maggi (PPS) cobrou um novo Pacto Federativo e a liberação de recursos para as obras da BR-158. O governador lembrou do acordo firmado no início do ano, quando representantes políticos de Mato Grosso estiveram em Brasília na busca de soluções à malha viária estadual. Maggi destacou que os deputados estaduais abriram mão das emendas parlamentares – que tinham direito para disponibilizar os recursos a essa obra.

“Temos recursos cedidos pelos deputados estaduais, federais, senadores. Mas, não temos do governo federal”, disse Maggi, ao se referir ao acordo, onde a cada R$ 1 real investido pelo governo Estadual, a União também liberaria a mesma quantia para a recuperação da 158.

O presidente Lula disse que o pacto federativo não acontece por causa da vontade de alguns governantes. “Se tem alguém que acredita no Pacto Federativo sou eu”, afirmou. Ele argumentou que é preciso repensar o Brasil e o tipo de reforma política. Além disso, Lula garantiu o término das obras do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, até dezembro deste ano.

Outra garantia dada aos mato-grossenses pelo presidente, é a instalação de dois campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Rondonópolis.

Para o ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, a expansão da energia elétrica fortalece o desenvolvimento do Estado. “O fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso fica mais seguro e confiável”, avaliou.

O presidente Lula disse que com os investimentos que vêm sendo feitos, o Brasil nunca mais terá apagão. “Se depender do governo federal não haverá mais empresários com medo de investir no Brasil por causa do apagão”, garantiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE