quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Senador que ocupa vaga de Antero pede cassação de Pedro Henry

PUBLICIDADE

O senador Luiz Soares (sem partido-MT) encaminhou representação à Câmara dos Deputados, solicitando que o Conselho de Ética daquela Casa apure o envolvimento de 14 deputados que, segundo denúncias publicadas na imprensa, teriam recebido benefícios financeiros para que votassem de acordo com orientação do governo, no caso que ficou conhecido como “mensalão”. Soares é suplente do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), que está de licença médica.
A representação encaminhada por Soares inclui os seguintes deputados: João Paulo Cunha (PT-SP), Paulo Rocha (PT-PA), João Magno (PT-MG), Vadão Gomes (PP-SP), Josias Gomes (PT-BA), Romeu Queiroz (PTB-MG), Professor Luizinho (PT-SP), José Borba (PMDB-PR), José Janene (PP-RR), Pedro Corrêa (PP-PE), Pedro Henry (PP-MT), Carlos Rodrigues (PL-RJ) e José Mentor (PT-SP). A lista inclui ainda o nome de Valdemar Costa Neto, que renunciou ao mandato de deputado federal no último dia 1º.
Na representação, o senador alega que “a crise que se agiganta sobre o Congresso Nacional enseja preocupações que não podem ser desprezadas, que induzem a população a um descrédito generalizado que recai sobre os políticos e sobre os preceitos democráticos tão caros ao país”.
– O Código de Ética prevê o instrumento da representação, que é uma denúncia que será encaminhada ao Conselho de Ética da Câmara, o qual vai buscar pareceres para amparar sua decisão. Não faço prejulgamento nem afirmo que este ou aquele deputado é responsável. Não estou condenando ninguém e estou dando a eles a oportunidade de se defenderem, em respeito à sociedade – afirmou Soares, ao explicar que não solicitou a cassação dos parlamentares, a qual dependerá de decisão do Conselho de Ética da Câmara.
Soares disse que o que motivou a representação é a possibilidade de renúncia dos parlamentares antes da apuração completa do envolvimento dos deputados no esquema do recebimento de benefícios financeiros.
“O tiro inicial para a corrida da boiada de escapistas, para a revoada dos abutres, já foi dado pela primeira renúncia”, ressaltou o senador no texto da representação enviada à Câmara, referindo-se a Waldemar Costa Neto. “As especulações avolumam-se no sentido de que outros tantos prefeririam esse breve caminho, agarrando-se à possibilidade da disputa eleitoral de 2006”, alegou ainda Luiz Soares no documento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE