terça-feira, 21/maio/2024
PUBLICIDADE

Senador de MT diz que laboratórios veterinários podem produzir 400 mil vacinas contra Covid em três meses

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria)

O senador Wellington Fagundes (PL), que é médico veterinário e relator da comissão temporária da Covid no Senado, disse que o Brasil tem capacidade de produzir até 400 mil doses de vacina contra o novo Coronavírus nos próximos três meses se a tecnologia de produção dos laboratórios como os da Fiocruz e do Butantan (únicos a produzirem a vacina no Brasil) forem repassadas para três superlaboratórios de vacina de saúde animal, que segundo o parlamentar, têm condições de biossegurança para a fabricação dos imunizantes.

Os dados, informou Fagundes, estão num documento fornecido a ele pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e já foi repassado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Thedros Adhanom. “Este documento diz que em 90 dias apenas, o Brasil tem capacidade, com três laboratórios, superlaboratórios com biossegurança máxima, de produzir 400 milhões de doses aqui no Brasil. Até o final do ano, mais ainda, resolvendo o problema dos brasileiros e ajudando outros países”, enfatizou o senador.

Fagundes é autor de requerimento no Senado para discutir a transferência de tecnologia ao Brasil para que o país não fique dependente da importação de vacinas. “A nossa Comissão do Senado, inclusive, deverá discutir a questão da transferência de tecnologia na produção de vacinas para a Covid-19 em reunião no próximo dia 12. Pedi antecipação da reunião ao presidente da comissão, senador Confúcio Moura (MDB-RO)”, acrescentou Fagundes.

O ministro Queiroga se reuniu com Tedros Adhanon no sábado para discutir como assegurar mais vacinas para o Brasil e citou fará uma análise técnica “para a adequação dos parques que produzem vacinas animais para utilizá-los para produzir vacinas em humanos”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE