O seminário sobre a implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que ligará Lucas do Rio Verde (onde deve ser construído um terminal de cargas) a Campinorte-GO, que ocorreu, esta tarde, reuniu cerca de 80 pessoas, em Lucas. O evento foi proposto foi pela Câmara dos Deputados e realizado na prefeitura. A apresentação técnica sobre o projet foi feita pelos engenheiros Bruno Rotta Junior, assessor técnico da Gerência de Projetos de Infraestrutura da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), e Luciano Jorge Garcia Pepe, especialista em regulação da Superintendência de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O prefeito Otaviano Pivetta ressaltou os problemas com logísticas enfrentados há anos em todo Brasil, principalmente no Estado. “São cargas e cargas transportadas num modal que prejudica a nação brasileira e todos que estão envolvidos, tanto motoristas como transportadoras e os agricultores que perdem metade da sua produção na estrada”.
De acordo com a assessoria, há cerca de um mês, Otaviano esteve em Brasília e se reuniu com o ministro dos Transportes, César Borges, onde houve a reiteração do interesse e prioridade do governo em colocar definitivamente a ferrovia no mapa. O prefeito lembrou a fala da presidente Dilma Rousseff, que esteve em Mato Grosso no final de setembro para a inauguração do terminal em Rondonópolis, que afirmou que a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste será construída em seu governo. “Ouvimos da presidente da República que ela está determinada e vai fazer ou então vai viabilizar a construção da ferrovia”.
Conforme Só Notícias já informou, a expectativa é iniciar no segundo semestre de 2014. O projeto da ferrovia prevê extensão aproximada de 1,065 km, de Goiás, passando por Mato Grosso e chegando em Porto Velho (Rondônia) com investimentos de R$ 6 bilhões. A ferrovia vai cortar os municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Água Boa, Canarana, Nova Nazaré e Cocalinho.
A obra deve ficar pronta em 5 anos. A empresa vencedora da licitação explorará a concessão por 30 anos para a operar o transporte de produtos. Quando os trens passarem a escoar os produtos, a redução no frete será de aproximadamente 35%. A FICO vai permitir que os grãos produzidos na região Centro-Oeste saiam em direção aos portos de São Luís (MA), Ilhéus (BA), Pecém (CE) e Suape (PE).
O deputado federal Valtenir Pereira participou das discussões.