O secretário de Meio Ambiente do Estado, Luiz Daldegan, será o primeiro a prestar depoimento na CPI -Comissão Parlamentar de Inquérito- da Sema, na Assembléia, na próxima terça-feira (31), às 14:00hs. A decisão foi tomada, agora há pouco, pelos integrantes da comissão. Só Notícias apurou que os deputados vão questionar o secretário sobre as irregularidades na concessão de projetos de manejo para algumas madeireiras, envolvendo servidores da Sema e outros suspeitos, que tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça.
Ele também será questionado sobre a motivação da portaria 74, baixada este mês, que suspendeu 38 engenheiros florestais de desempenharem suas atividades, paralisando a tramitação de aproximadamente 2 mil processos de indústrias madeireiras junto a Sema.”Essa portaria é, no mínimo, inadequada pois, além do atraso que as madeireiras vinham enfrentando agora muitas delas serão ainda mais prejudicadas e impede os profissionais (engenheiros) de desempenharem suas funções”, disse o relator da CPI, Dilceu Dal Bosco (DEM).
Daldegan também será questionado da estrutura limitada da secretaria para atender o setor, principalmente na Superintendência de Gestão Florestal, onde são despachados os processos que liberam as indústrias extraírem matéria-prima das florestas.
Além do primeiro depoimento, a CPI também fará uma sessão itinerante em Sinop, no próximo dia 3, quando ouvirá dirigentes de sindicatos de indústrias madeireiras da região Norte.
Leia mais
Engenheiros dizem a CPI que há 2 anos alertam Sema sobre deficiências