Política

Secretário cobra IBGE e cita dados estimando que Sinop tem 222 mil moradores

O secretário municipal de Finanças, Asterio Gomes, encaminhou ofício ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) questionando a estimativa do recente censo populacional, apresentada mês passado, que aponta Sinop com 142 mil 996 moradores. A prefeitura diverge dos dados, aponta que a média de habitantes em Sinop é de 222 mil e pede que o instituto reconsidere a contagem porque é com base no número de moradores que o governo federal destina recursos para Saúde, Educação e demais áreas.

Gomes expôs que, “se levássemos em consideração tão somente o número de unidades consumidoras de energia, 55.540 na modalidade residencial, conforme documento emitido pela Energisa, considerando ainda a média de 4 pessoas por residência teríamos a média de 222.160 mil habitantes”. Também foram encaminhados dados da frota de veículos emplacados (121 mil) no município, do número de alunos matriculados, a quantidade de pessoas atendidas na rede de saúde e na área de assistência social. A cidade tem 214 bairros.

“Estamos fazendo levantamento da estimativa do montante financeiro que Sinop está perdendo, mensalmente, nas áreas de Saúde e Educação. É uma quantia significativa que, se estivesse dentro do patamar atual do número de habitantes, a prefeitura poderia estar prestando uma quantidade ainda maior de serviços”, disse o secretário ao Só Notícias.

“Esperamos para breve a resposta do IBGE. É uma forma também de alertar o instituto que Sinop estará acompanhando a contagem populacional, o censo, que será feita ano que vem de casa em casa. E vamos acompanhar de perto”, concluiu.

Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo/arquivo)