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Secretário afirma que ferrovia Sinop-Miritituba “terá papel estruturante no escoamento de grãos de Mato Grosso”

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Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda avaliou que a implantação da Ferrogrão ligando Sinop ao porto de Miritituba (PA) garantirá aumento das exportações de grãos, redução do custo logístico em até 30%, melhoria no escoamento da produção, competitividade para os produtos mato-grossenses dentro e fora do país.

O projeto ferroviário de 933 quilômetros vai transportar grande parte da safra de grãos de Mato Grosso e da região Centro-Oeste após a concessão. De acordo com informações da Agência Nacional de Transporte Terrestre, o investimento previsto na implantação da ferrovia é de R$ 8,42 bilhões, podendo ser financiado pela emissão de títulos verdes ou green bonds. Ao longo do período de operação, são estimados outros R$ 13,1 bilhões em investimentos, totalizando R$ 21,5 bilhões de investimentos na concessão.

Miranda alega ainda que a Ferrogrão terá um papel estruturante para o escoamento de produção de grãos já que será um dos facilitadores do acesso aos portos da região Norte do Brasil para levar soja, milho, fertilizantes e combustíveis até a Europa, Rússia e China. Outra função relevante é trazer para Mato Grosso produtos, o que também irá baratear os custos.

“A lista de vantagens da ferrovia só cresce a meu ver, pois com linhas férreas temos menor impacto ambiental devido à redução de poluentes, menos acidentes, menor custo de fretamento, maior capacidade de carga, já que os vagões carregam grandes volumes de cargas. É inegável a eficiência desse tipo de transporte para nosso desenvolvimento econômico e social”, defende Miranda.

Além do apoio do governo de Mato Grosso, a Ferrogrão tem ainda apoio do setor produtivo mato-grossense, que conta com entidades de classe como a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso  e Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso .

Conforme a ANTT, a ferrovia irá gerar quase 373 mil empregos no total, sendo 30 mil diretos. A estimativa é de que sejam transportadas mais de 20 milhões de toneladas de cargas no início da operação, prevista para 2030, e de cerca 50 milhões de toneladas ao final do período de 69 anos de concessão.

Hoje, conforme Só Notícias já informou, o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que a construção da Ferrogrão será um importante passo para alavancar o desenvolvimento de Mato Grosso, especialmente no escoamento da produção de grãos.

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