sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministro diz a Mauro e senadores que ‘marco legal’ não atrapalhará expansão da ferrovia de Rondonópolis a Mutum e Lucas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Lucas Rodrigues/assessoria)

O governador Mauro Mendes e os senadores Jayme Campos e Carlos Fávaro se reuniram, hoje, no Palácio do Planalto, com o  ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, que assegurou se houver eventual medida provisória criando marco legal das ferrovias não atrapalhará a implantação da ferrovia estadual, lançada recentemente por Mauro, para expandir os trilhos de Rondonópolis a Cuiabá e depois a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde (700 km), com projeção da iniciativa privada investir R$ 12 bilhões. “Conversei sobre esse caso com o ministro Tarcísio [Infraestrutura] e ele garantiu que a medida provisória não vai afetar Mato Grosso. Esse tema já está pacificado”, declarou Ciro.

“Temos segurança jurídica total para agora, em meados de setembro, assinar o contrato para esta obra tão importante”, disse Mauro Mendes, ao final do encontro.  “Falamos com o ministro sobre a importância da ferrovia estadual, que nós lançamos um chamamento público, e falamos também sobre uma possível medida provisória que pudesse afetar esses interesses do Estado. O ministro garantiu a mim e aos três senadores que caso venha a sair essa medida, nós não teríamos problema com aquilo que já está em curso no Estado de Mato Grosso. Portanto, segurança jurídica total”, disse Mauro.

Hoje, conforme Só Notícias já informou, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não se opõe ao projeto da ferrovia estadual, com expansão dos trilhos até Lucas, lançado por Mauro.

A expansão da ferrovia de Rondonópolis (Sul) ao Nortão ajudará a escoar o grande aumento que o Estado terá na produção de grãos nos próximos 10 anos, estimados em 120 milhões de toneladas.

O senador Carlos Fávaro (PSD), ex-presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso, acrescentou que Mato Grosso tem condições de oferecer demanda para as três ferrovias planejada para o Estado, a Ferrogrão, ligando Sinop ao Porto de Muritiba (PA), a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que chegará ao Estado por Água Boa e deve ‘passar’ por mais de 15 municípios mato-grossenses até chegar em Porto Velho (RO).

O senador Jayme Campos destacou os benefícios que a chegada da ferrovia vai trazer ao Estado. “Essa ferrovia vai diminuir o custo do frete, vai facilitar o transporte da nossa produção e trazer milhares de empregos”, disse.

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho e o secretário de Fazenda, Rogerio Gallo, também estiveram na audiência.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Apreendida madeira e trator usado para desmatamento ilegal no Nortão

Equipes da Sema de Guarantã do Norte e Polícia...
PUBLICIDADE