Política

Savi pede mudanças em área de parque nacional em Apiacás

O líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PPS) encaminhou um requerimento à ministra do Meio Ambiente, Marina da Silva, onde pede maior atenção por parte do governo federal em relação à proposta de criação do Parque Ecológico Nacional do Juruena, localizado no Município de Apiacás, extremo norte de Mato Grosso.

Ele destaca, que o projeto para ser levado adiante precisa ser debatido com a Câmara de Vereadores de Apiacás e ainda discutido com a população, estimada em 15 mil habitantes, que vai analisar o projeto do governo.

A grande preocupação do deputado é que com a criação da reserva, a autonomia financeira, política e administrativa do município fique comprometida. No texto, Mauro Savi lembra que na mesma área já existe a Reserva Ecológica de Apiacás, que ocupa uma área de 100 mil hectares, sob a proteção governamental e de total domínio público.

Outro ponto destacado por Savi refere-se ao projeto de lei de autoria do poder executivo do Estado que dispõe sobre o programa de Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico de Mato Grosso. O projeto visa imprimir nova sistemática denominada “Usos a Readequar para Reordenação da Estrutura Produtiva” de bens naturais, normas e condutas que irão impor certas restrições a determinadas atividades econômicas nas áreas amazônicas do Estado.

Savi ressaltou que não favorável a exploração dos recursos naturais de forma aleatória, mas teme que com tantas restrições de caráter econômico-administrativo, a população migre para municípios vizinhos e Apiacás perca a capacidade de se manter como unidade federativa