O deputado federal Ságuas Moraes (PT) recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tentativa de permanecer na vaga. Nova recontagem de votos garantiu a cadeira a Nilson Leitão (PSDB), que espera tomar posse até o fim da semana depois de ser beneficiado com a votação do candidato derrotado Willian Dias (PTB).
Ságuas apresentou ontem um recurso (embargos de declaração) com o qual pede que argumentos da defesa sejam apreciados diante do processo movido por Willian. Barrado inicialmente pela Lei da Ficha Limpa, o petebista teve o registro deferido há cerca de 1 mês com o adiamento para 2012 da regra que proíbe de participar de eleições políticos condenados por órgãos colegiados.
"Recorremos por entender que nossos argumentos precisam ser levados em consideração", afirmou Ságuas, que vinha se manifestando como parte interessada no processo movido por Willian Dias. O presidente estadual do PT alega que o petebista não pode recorrer para beneficiar outro candidato e a coligação deles (Jonas Pinheiro) não poderia ter feito o mesmo.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou ontem que até a quinta-feira (30) deve ser expedido o diploma de deputado federal eleito para Leitão, se não houver nenhuma decisão judicial contrária. A recontagem garantiu a vaga ao ex-prefeito de Sinop (a 500 km de Cuiabá) porque ele foi beneficiado com os 2.098 votos obtidos por Willian Dias e que foram destinados à coligação.
Outro lado – Mesmo com o recurso, Nilson Leitão demonstra tranquilidade. Diz ainda que a Justiça foi feita, mas já o levou a perder o primeiro semestre inteiro desse ano. O presidente estadual do PT é o único representante da sigla no Congresso Nacional.