O secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes (PT), deve assumir a cadeira na Câmara Federal, na quinta-feira (3). Ele é o primeiro suplente e será efetivado na vaga devido a aposentadoria do deputado federal Homero Pereira (PSD), que desde o início do ano realiza tratamento contra um câncer no estômago.
Assim que ocupar a vaga, Ságuas pretende dar continuidade aos trabalhos iniciados na Comissão de Educação. Por outro lado, antes de partir para Brasília, tenta trabalhar para que seja encerrada a greve deflagrada pelos professores da rede estadual há mais de 50 dias. O governo decidiu endurecer com o movimento de greve e determinou o corte no ponto de professores, demissões e também novas contratações a partir de hoje.
Os professores continuam a greve e devem pressionar hoje os deputados estaduais com relação a proposta do governo que seria efetivado aumento salarial de 5% acima da inflação para 2014, seguido de 6% em maio de 2015 e até 2023 a categoria receberia 7,69%.
Além disso, Ságuas disse que o PT deve definir hoje um nome para substituí-lo na pasta. Os mais cotados para assumir o cargo são a professora Rosa Neide Sandes – que já exerceu a função em outras oportunidades – além do deputado estadual Alexandre César, que preside a Comissão de Educação da Assembleia.