“A reunião foi positiva, acredito que tenha sido umas das melhores reuniões que participei sobre a BR-163”. Assim avalia o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, a reunião entre prefeitos, deputados e autoridades dos estados de Mato Grosso e Pará, ocorrida na última segunda-feira, em Belém.
“Foi criado um compromisso entre os dois Estados para que ambos trabalhem e conjunto para a implantação e melhoria da Rodovia”, explicou o prefeito. Segundo Rossato a prioridade definida pelos participantes foi a construção de 66 pontes ao longo da BR. “Esse nosso pedido foi atendido pela bancada do Pará. Essa é mais uma garantia de que teremos trafegabilidade durante o período das chuvas e todo o ano”.
Rossato afirma que o otimismo tomou conta de toda comitiva após o termino da reunião com o Governador do Pará, Simão Jatene.
“Acredito que com essa união entre os Estados iremos sensibilizar a presidência da república e encontrar, assim, uma saída definitiva para o tráfego na BR”. No âmbito municipal, o prefeito diz que a conclusão da BR-163 e “agregar valores”, através do agronegócio, são as prioridades para que Sorriso saia da crise. “Se não apostarmos nessas alternativas a cada crise que tivermos na agricultura o município vai parar, como está parando hoje, por isso, concluir a 163 e agregar valores são prioridades agora”, conclui.
A rodovia BR-163, a Cuiabá-Santarém, foi aberta no ano de 1973 e representava uma oportunidade de integração nacional e expansão das atividades econômicas para uma região até então praticamente desabitada. Sua existência fazia parte uma política de integração nacional, ampliando as fronteiras econômicas rumo à Amazônia.
No início da sua construção, a BR-163 foi uma eficiente estrutura de apoio ao processo de colonização de extensas áreas ainda intocadas, facilitando a fixação do homem ao longo de seu eixo de penetração, fazendo surgir, em conseqüência, diversos povoados que se transformaram em importantes cidades, sedes de municípios que hoje são destaque no cenário do agronegócio, com reconhecimento nacional e internacional, como é o caso de Sorriso.