Aumenta a diferença entre Percival Muniz (PPS) e Ananias Filho (PR) na disputa pela Prefeitura de Rondonópolis após crescimento do socialista e queda do candidato à reeleição. Na terceira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados, o ex-prefeito aparece com o dobro das intenções em relação ao segundo colocado.
Percival, que se manteve estagnado nos 2 primeiros levantamentos, atingiu a marca de 52% na pesquisa estimulada, enquanto o republicano, que cresceu 6 pontos percentuais no início do mês, passou de 30% para 26% do eleitorado.
A disputa ainda conta com o petista Juca Lemos, que com oscilação dentro da margem de erro, permanece na lanterna com apenas 4% das intenções. A queda mais expressiva, contudo, é na opção por votos brancos e nulos, que passou de 16% em agosto, para somente 1% na amostragem atual. Já a quantidade de indecisos é de 17%.
Além da queda nas intenções de voto, o atual prefeito ainda amarga crescimento expressivo no índice de rejeição, levando-o ao topo da lista, com 23%, número 15 pontos maior do que o registrado no início do mês passado.
Enquanto a rejeição sobre a candidatura de Percival se mantém estável, na faixa de 8%, Lemos consegue melhorar sua situação junto ao eleitorado, saindo do índice de 53% registrado em agosto, para 21%.
Mas a variação ainda pode ser brusca, já que também cresce a indecisão dos eleitores quando questionados em qual candidato não votariam de jeito nenhum. Do total, 40% preferiram não responder e outros 8% disseram que não rejeita qualquer concorrente.
Se as eleições fossem hoje, Percival, que tem como vice o também ex-prefeito Rogério Salles (PSDB), retornaria ao comando do Executivo Municipal com 63,41% dos votos válidos, restando a Ananias 31,70% e 4,87% para o petista.
Pesquisa
O levantamento, no qual se aplicou o método Survey, aliando um questionário estruturado a uma amostra representativa do eleitorado, ouviu 400 pessoas em 37 bairros e mais 10 localidades da zona rural.
Com margem de erro de 4,5% para mais ou para menos, a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00355/2012. As entrevistas foram realizadas nos últimos dias 22 e 23.
Na terceira vez que voltaram às ruas de Rondonópolis, os pesquisadores do Instituto Gazeta Dados ouviram 96% da pessoas na área urbana, sendo 51% do total, mulheres.
Com idade a partir de 16 anos, a maior concentração de eleitores ouvidos, representados por 35%, já passou dos 45. Entre o universo pesquisado, 7% nunca estudaram ou não sabem ler ou escrever e 8% chegaram ao curso superior.
Em relação à situação econômica, 70% contam com renda familiar inferior a 5 salários mínimos e 7% estão empregados. Aqueles que trabalham no serviço público são 7% das pessoas entrevistadas e 40% são da iniciativa privada.