PUBLICIDADE

Riva diz que se reitor for punido secretários estaduais também devem

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa deve criar, na próxima semana, a comissão especial para analisar as acusações de má gestão na Unemat e ouvir a defesa do reitor Taisir Karim. Um dos motivos levantados pelo autor do requerimento, Alexandre Cesar, para criar a comissão, é que o reitor não teria respondido alguns requerimentos com pedidos de explicações sobre mudanças administrativas na Unemat e no Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Riva lembrou que não foi apenas Taisir que deixou de prestar informações dentro do prazo e afirmou que secretários estaduais também não respeitaram o tempo correto para enviar respostas de requerimentos. “Não é justo que não dêem ao reitor o direito de defesa, assim como não é justo responsabilizá-lo, já que temos inúmeros requerimentos respondidos fora do prazo e os demais secretários não foram responsabilizados”, frisou Riva

Ele ressaltou que aprova o requerimento para a responsabilização do reitor, mas também quer que sejam responsabilizados os outros secretários que tiverem a mesma prática. De acordo com Riva, a comissão vai analisar o fundamento da responsabilização porque a partir do momento em que a resposta é dada perde-se o objeto. “A comissão vai fazer a avaliação minuciosamente para que não haja injustiça com ninguém”.

Já sobre a possibilidade de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Unemat, Riva disse que o resultado nem sempre é satisfatório, já que das muitas realizadas, poucas surtiram efeito esperado, inclusive as do Congresso Nacional. “Não sou contra CPI. Mas, não podemos criar uma expectativa de que uma CPI vai resolver os problemas da Unemat porque não vai”.

O presidente lembrou que quando foi implantado o Plano de Cargos, Carreiras e Salários havia entendimento entre os servidores, professores e acadêmicos que era preciso “apertar o cinto”, pois a entidade passaria por um período de dificuldades. A Unemat vai retomar naturalmente seus investimentos a partir da melhoria da receita. A emenda constitucional oportuniza a fazer o planejamento a médio e longo prazos.

Alexandre Cesar disse que há um conjunto de denúncias formuladas pelas entidades representativas de diversas estruturas da Unemat. Mas, ele ressalta que o requerimento foi específico com relação ao descumprimento aos requerimentos feitos pela Assembleia.

 

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE