sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Recesso na Assembléia Legislativa deve cair de 90 para 55 dias

PUBLICIDADE

O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Geraldo Riva (PP) apresentou hoje (15) um substitutivo integral ao Projeto de Emenda Constitucional para a redução do recesso dos parlamentares de 90 dias para 55 dias, por ano.

A medida altera o artigo 34 da Constituição estadual e está em consonância com o mesmo tema já aprovado pela Câmara dos Deputados, durante a convocação extraordinária.

“A PEC já está em tramitação desde junho do ano passado. O substitutivo vem ao encontro da proposta que está em tramitação no Congresso Nacional. A intenção é reduzir o recesso, mas a principio era retirar, inicialmente, em sua totalidade o recesso do mês de julho. Porém, não podemos fazer isso. Por isso, vamos manter o prazo de funcionamento em Brasília”, destacou Riva.

Para o deputado Carlos Brito (PDT), há possibilidade de o recesso ser de apenas 45 dias e não de 55 dias como está sendo proposto, no Parlamento estadual. “Concordo com a proposta, mas acredito que poderíamos reduzi-lo, ainda mais em dez dias. Isso não prejudicaria em nada, as visitas dos parlamentares às suas bases políticas”, observou Brito.

Outro parlamentar que apóia a iniciativa de redução do recesso é Sebastião Rezende (PPS). Segundo o deputado, a medida é correta e dá mais respaldo das ações empreendidas pelos parlamentares em prol do desenvolvimento de Mato Grosso e de melhores condições de vida à população.

Ságuas Moraes (PT) é outro parlamentar que vota a favor da redução do recesso. O deputado lembrou que o recesso foi instituído no Parlamento quando Mato Grosso não tinha sido dividido e o Estado apresentava grandes dimensões.

“É um fator histórico, mas hoje a população não aceita o parlamentar ter três meses de recesso. Antigamente os deputados tinham que percorrer longas distancia e o transporte era bastante precário. Porém, a situação atualmente é outra. Inclusive, no ano passado eu, a deputada Vera e Sebastião Rezende apresentamos projetos com a mesma finalidade”, observou Ságuas Moraes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...
PUBLICIDADE