quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Defesa Civil avalia os estragos causados pelas chuvas em Mato Grosso

PUBLICIDADE

As chuvas que caem com forte intensidade em Mato Grosso provocaram estragos em mais de 30 municípios, destruindo pontes e prejudicando a malha viária. Algumas cidades, a maioria da região norte, estão isoladas. A situação é mais critica na cidade de Paranaíta (850 km de Cuiabá), onde a saúde pública também foi afetada.

Por causa do acúmulo de água e sujeira, a secretaria de Estado de Saúde já registrou 117 casos de malária nos últimos dias. A informação é do superintendente da Defesa Civil, ten-cel Arilton Azevedo. “A doença deixou a população local assustada, mas o governo já está fazendo o atendimento na região para tentar evitar uma epidemia” assegurou o coronel.

Segundo Arilton Azevedo, as secretarias de Infra-estrutura e Saúde foram comunicadas pela Defesa Civil e já deslocaram equipes para o município. Equipes da Sema também estão na região analisando in loco o pedido de decretação de “situação de emergência” feito pela prefeitura.

Além de Paranaíta, outros 30 municípios fizeram a solicitação. Técnicos da Defesa Civil já estão realizando as vistorias. Três equipes foram deslocadas para o interior e o resultado deve estar pronto em duas semanas.

O reconhecimento da situação de emergência implica em ajuda fornecida pelo governo do Estado. “Só depois de vencidas todas as possibilidades de atendimento pelo município é que a situação de emergência pode ser reconhecida, para que o governo ofereça ajuda. Mesmo assim, a Sinfra tem trabalhado nos municípios atingidos pelas chuvas, garantindo o tráfego de veículos, consertando as estradas e pontes que foram levadas pela água”, diz Arilton Azevedo.

Santo Antonio de Leverger, cidade localizad na Baixada Cuiabana, também preocupa a Defesa Civil, pois o nível do rio Cuiabá no município está muito próximo da cota de alerta, que é de 9 metros. Ontem (14) pela manhã, por exemplo, a régua media 8 metros e 20 centímetros. De acordo com o superintendente da Defesa Civil, o assoreamento do rio Cuiabá em Santo Antonio ao longo dos anos mudou o curso da água em alguns locais e alterou o nível do rio.

Por meio do encaminhamento governamental dado pela Defesa Civil, alguns municípios já conseguiram recursos para a recuperação de pontes, estradas e galerias de águas pluviais. A secretaria Nacional da Defesa Civil, ligada ao ministério da Integração Nacional, liberou desde dezembro do ano passado até agora R$ 10,3 milhões em recursos para 10 municípios de Mato Grosso afetados pelas chuvas. Só o município de Paranatinga teve um empenho liberado pelo governo federal no valor de R$ 800 mil, dinheiro que deve ser investido na drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica.

Outros municípios beneficiados com os recursos da Defesa Civil nacional foram: Alto Araguaia, Apiacás, Campo Verde, Jaciara, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde e Nova Santa Helena.

Entraram com pedido para decretação de situação de emergência e serão vistoriados os municípios: Nova Canaã do Norte, Carlinda, Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Nobres, Nova Olímpia, Brasnorte, Juara, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã, Juína, Castanheira, Cotriguaçu, Colniza, São José do Rio Claro, Pontes e Lacerda, Nova Marilândia, Santo Afonso, Campo Verde, Jaciara, Juscimeira, Itiquira, Alto Araguaia, Água Boa e Paranatinga.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem que matou mulher na frente do filho no Nortão é condenado a 30 anos de prisão

Wagno Alves Pereira foi condenado pelo tribunal do júri...

Alta Floresta fará sondagem de área para ampliar terminal rodoviário

A administração pública contratou, via dispensa de licitação, serviços...
PUBLICIDADE