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Queda Boeing Nortão: CPI deve ouvir na 2ª controladores de vôo

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A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfego Aéreo da Câmara vai ouvir na próxima segunda-feira, os quatro controladores de vôo que estavam trabalhando no Cindacta I, em Brasília, no momento do acidente entre o boeing da Gol e o jato Legacy.

Na terça-feira, os deputados devem aprovar requerimento pedindo que os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores negociem com o governo americano a ida de uma subcomissão aos Estados Unidos para tomar o depoimento dos dois pilotos do Legacy.

“Temos de ter a versão dos principais envolvidos. Não podemos deixar de ouvir os pilotos e os controladores”, disse o presidente da CPI, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).

Nesta semana, os deputados se reuniram com o secretário Nacional de Justiça, Antônio Carlos Biscaia, para pedir apoio à realização desse depoimento.

Marcelo Castro explicou que não há como os pilotos virem ao Brasil para prestar depoimento porque o governo americano não reconhece a CPI como um instrumento legal de investigação.

“Entendemos que é de nosso interesse que os pilotos falem porque eles não falaram à Polícia Federal e estão sendo indiciados pelo Ministério Público.

De acordo com o presidente, a CPI está chegando, cada vez mais, à conclusão de que os pilotos americanos não têm culpa de terem mantido a altitude de 37 mil pés depois de passarem por Brasília em direção a Manaus. Marcelo Castro explicou que houve a determinação do controlador de vôo de São José dos Campos para que o Legacy voasse até Manaus a 37 mil pés.

“Ao passar por Brasília, o controlador de vôo também disse que tudo bem, que ele continuasse a 37 mil pés”, disse. O jato Legacy deveria ter mudado de altitude para 36 mil pés depois de passar por Brasília.

O presidente da CPI disse que “infelizmente” a culpa está recaindo, cada vez mais, sobre os controladores. “Infelizmente porque são controladores brasileiros”, disse.

Mas o presidente da CPI foi claro ao dizer que está inocentando os pilotos na questão da altitude de vôo, mas que ao desligar o transponder e não terem cumprido o plano de vôo escrito, os dois pilotos americanos também têm culpa pelo acidente.

Na quarta-feira (6), a CPI vai ouvir Daniel Bachmann, o funcionário da Embraer que estava no jato Legacy na hora do acidente. Todos os depoimentos têm início previsto para 9h.

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