O PSDB de Mato Grosso considerou um atentado à liberdade de imprensa a decisão do juiz Julier Sebastião da Silva de abrir inquérito contra o empresário João Dorileo Leal e afirmou que “o episódio traz a tona a verdade sobre o juiz, que se revela petista e não vacila em usar a toga em favor do PT e seus candidatos”.
A executiva regional do partido divulgou nota, assinada pelo senador Antero Paes de Barros, considerando “os procedimentos do juiz incompatíveis com o equilíbrio, a isenção, a responsabilidade e o caráter democrático que devem pautar a magistratura”. Julier, segundo o PSDB, conspurca e macula a magistratura nacional.
Eis, na íntegra, a nota oficial do PSDB de Mato Grosso em solidariedade ao empresário João Dorileo Leal e ao grupo Gazeta de Comunicação:
“Diante dos últimos acontecimentos, em que mais uma vez o juiz Julier Sebastião da Silva evidencia posições partidárias no exercício da magistratura, ferindo de morte o princípio da imparcialidade, o PSDB de Mato Grosso vem a público expressar solidariedade ao Grupo Gazeta de Comunicação e ao seu diretor-superintendente João Dorileo Leal.
1. O PDSB entende que o episódio traz à tona a verdade sobre o juiz Julier, que se revela petista e não vacila em usar a toga em favor do PT e de seus candidatos.
2. O PSDB repudia e condena o juiz Julier por flagrante agressão à liberdade de imprensa, na tentativa de impedir que a opinião pública tomasse conhecimento de denúncias e documentos sobre o caixa 2 utilizado pelo PT na campanha eleitoral de Alexandre César à Prefeitura de Cuiabá, nas eleições 2004.
3. O PSDB lembra que também foi vítima da ação arbitrária, violenta e partidária do juiz Julier, em pleno processo eleitoral na disputa do primeiro turno das eleições em Cuiabá. E manifesta sua estranheza que o juiz não tenha agido com o zelo necessário em relação ao envolvimento de Alexandre César, candidato do PT, com a organização criminosa que devastou florestas no Estado, na chamada Operação Curupira.
4. O PSDB considera os procedimentos do juiz Julier incompatíveis com o equilíbrio, a isenção, a responsabilidade e o caráter democrático que devem pautar a magistratura
5. O PSDB manifesta sua crença de que o Poder Judiciário, através do Conselho Nacional de Justiça, saberá livrar suas fileiras de membros da magistratura que não atendem aos mínimos requisitos para o exercício de tão nobre missão.
6. O PSDB reafirma o seu respeito ao Poder Judiciário e aos bons juizes federais e denuncia o juiz Julier por conspurcar e macular a imagem dessa venerável instituição nacional.”