sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Projeto incentiva alternativas ao desmate e uso do fogo no Nortão

PUBLICIDADE

Começaram na semana passada as atividades do projeto de recuperação de pastagens e áreas degradadas em duas comunidades rurais de Nova Guarita e Terra Nova do Norte. O projeto Apoio às Práticas Sustentáveis no Portal da Amazônia, com duração de três anos, vai implantar unidades demonstrativas de manejo ecológico de pastagens e sistemas agroflorestais nas comunidades União e Xanxerê, como forma de melhorar a renda dos pequenos produtores e combater o desmatamento e as queimadas.

As primeiras atividades foram reuniões de trabalho nos dois municípios com os produtores envolvidos, para estudo das metas do projeto e discussão das formas de execução, em parceria com as associações locais. Estão previstos cursos de capacitação para os pequenos produtores e apoio para melhorias nas unidades demonstrativas.

“O inicio do projeto foi muito positivo e as comunidades estão bastante envolvidas, inclusive com uma forte presença de mulheres e alguns jovens” avalia Jean Carlo Figueira, coordenador do projeto. “Essas primeiras atividades, de sensibilização e mobilização das comunidades, confirmaram o acerto na escolha das atividades propostas, do manejo ecológico de pastagens e a recuperação das áreas de preservação permanente e reservas legais”, completa o engenheiro agrônomo do Instituto Centro de Vida (ICV).

As propriedades em que o projeto demonstrativo será executado são pequenas, com cerca de 20 anos de ocupação, e apresentam problemas como pastejo intensivo, ausência de mata ciliar em diversos trechos e mesmo algumas voçorocas. Uma das metas do projeto, ao longo dos três anos de execução, é o fortalecimento das associações dos produtores nas duas comunidades. Jean Carlo explica que esse fortalecimento é fundamental para a realização das atividades, garantindo o monitoramento e avaliação participativa de todas as atividades.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Cooperativa Agropecuária Mista de Terra Nova (Coopernova) e a Cooperativa de Produtores Ecológicos do Portal da Amazônia (Cooperagrepa), além do Instituto Ouro Verde (IOV). O Apoio às Práticas Sustentáveis no Portal da Amazônia é um dos Projetos Alternativos ao Desmatamento e às Queimadas (Padeq), programa do Ministério do Meio Ambiente que faz parte dos esforços do PDA/PPG7 para o desenvolvimento sustentável e conservação das florestas tropicais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE