PUBLICIDADE

Programa Vigia Mais Motorista lançado em MT é o 1º a fazer conexão direta entre condutores e polícia

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O programa Vigia Mais Motorista, lançado esta semana pela secretaria estadual de Segurança Pública de Mato Grosso, é o primeiro sistema de segurança para motoristas profissionais no país a estabelecer uma conexão direta entre os condutores e as centrais de atendimento das forças de segurança. O programa oferece maior segurança aos motoristas e motociclistas profissionais que atuam no transporte de pessoas, cargas e produtos alimentícios, sem custo ao usuário.

“Quando iniciamos os estudos para implementar o botão do pânico em Mato Grosso, analisamos projetos privados semelhantes em outros estados. Dos poucos que encontramos, nenhum deles faziam a conexão direta entre os trabalhadores e as centrais de atendimento das forças de segurança. Havia a necessidade de intervenção da plataforma de mobilidade utilizada pelo condutor, que precisava ser acionada antes de informar as centrais de atendimento. O Vigia Mais Motorista é inovador, pois estabelece uma conexão rápida e eficiente com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e o Centro de Operações da Polícia Militar, garantindo o menor tempo de resposta às ocorrências”, explicou o superintendente do Ciosp, delegado Claudio Álvares Sant’Ana, através da assessoria.

Outra ferramenta do programa é o georreferenciamento. Assim que o botão é acionado, os veículos passam a ser rastreados e também monitorados pelas câmeras de segurança do programa Vigia Mais MT. “Acompanhamos o veículo em tempo real enquanto uma viatura é enviada para fazer a abordagem. Além disso, esse veículo pode ser visualizado pelo operador da central de operações ao passar por câmeras do Vigia Mais MT”, afirmou o delegado.

O aplicativo, disponível para sistemas iOS e Android, permite chamadas pelo botão de emergência e chat para comunicação com o operador. Após o acionamento do botão, o motorista tem cinco segundos para cancelar, em caso de engano. Após esse tempo, uma viatura é acionada para o local.

Outra opção é um botão de pânico semelhante ao utilizado por mulheres vítimas de violência sob proteção judicial e nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Além disso, a Sesp estuda implantar comando de voz à plataforma, com cadastramento do usuário e uma palavra-chave individual, que terá a mesma função do botão de emergência.

Para a habilitação no programa, os condutores devem entrar em contato com seus representantes, que são responsáveis por enviar as documentações necessárias à Sesp. Durante o cadastro, é preciso comprovar que é motorista ou motociclista profissional, preencher um formulário, enviar a documentação do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. Após cadastrados, os condutores receberão capacitação sobre a utilização do aplicativo e do botão do pânico físico.

O treinamento consiste em 1h30min de auxílio na instalação do aplicativo, instruções sobre como e quando acionar as forças de segurança e como identificar atitudes suspeitas, além de reforçar que, ao apertar o botão, haverá ação da Polícia Militar. Após o treinamento, os profissionais estarão aptos a utilizar a ferramenta.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE