O ministro da Justiça Sérgio Moro, se reuniu, em Brasília, com procurador de Justiça em Mato Grosso Paulo Roberto Jorge do Prado e o senador Jose Medeiros que reivindicaram a construção de uma base aérea em Mato Grosso para fortalecer o combate ao tráfico de drogas na fronteira. Foi Solicitado ainda o aparelhamento da Polícia Rodoviária Federal e demais forças de segurança. “Foi uma reunião bastante produtiva. Tivemos a oportunidade de apresentar ao ministro reivindicações que vão ao encontro das necessidades de Mato Grosso, Estado que possui cerca de mil quilômetros de fronteira seca. Saímos confiantes, pois o ministro se mostrou bastante sensível com a questão”, destacou Prado.
Durante o encontro, segundo ele, também foram discutidas questões relacionadas à integração das forças de segurança, combate ao tráfico de drogas e armas, investimentos na construção de centro socioeducativos, formação de grupos de inteligência, entre outros assuntos.
Sérgio Moro também apresentou um panorama das ações que pretende desenvolver frente ao Ministério da Justiça. Assegurou que encaminhará ao Congresso Nacional projetos de lei para fortalecimento do combate a corrupção e organizações criminosas, além do endurecimento para concessão da progressão de regime.
O senador José Medeiros também participou da reunião e solicitou a Moro o envio para o sistema de segurança de Mato Grosso de novos helicópteros, mais tecnologia e evolução das corporações fronteiriças para ser possível estancar o problema. “No ano passado, as forças de segurança apreenderam mais de 12 toneladas de drogas em Mato Grosso. Este trabalho representou resultados 300% maiores que quatro anos atrás. Em 2014, foram menos de 3 milhões de toneladas retidas e essa evolução foi fruto de uma intensificação da fiscalização de fronteira. Mas ainda temos poucos homens, precisamos de mais estrutura para o trabalho de inteligência e monitoramento. A notícia boa é que o ministro compactua deste propósito”, garantiu.