O Presidente de Câmara Internacional de Comércio Brasil e China, Chang Chi Hung, e comitiva, esteve reunido, nesta sexta-feira, com o presidente da Câmara de Sinop, José Pedro Serafini. Chang Chi foi recebido no gabinete da presidência onde também participaram do encontro os vereadores Juarez Costa (PMDB) e Mauro Garcia (PPS).
Além de conhecer o Poder Legislativo, o representante chinês veio tratar de negócios. Chang Chi disse que a China pretende estreitar o relacionamento comercial entre o país e Sinop. Segundo ele, os chineses querem importar produtos produzidos no município e região, principalmente commodities como soja, milho, além da madeira e outros. Em troca, o presidente da Câmara Internacional explicou que a China traria para a região produtos(equipamentos de ginástica para desenvolvimento físico das crianças, pneus
e outros) a preços mais baixos.
Para isso, a China irá implantar no município uma central de compras que atenderá toda a região. “Eles (chineses) escolheram Sinop para instalar esta central justamente por ser uma cidade pólo e centralizada”, disse o presidente da Câmara. Pedrinho também falou que a potencialidade e a expansão da região, principalmente na área agrícola -de maior interesse-, pesaram na hora da tomada de decisão dos chineses em escolher o município para instalação da central. “Isso é muito bom para o município, pois abrirá o leque de vendas (exportações) aos nossos empresários e produtores, além de fomentar a economia da região”, destacou.
O presidente da Câmara Internacional de Comércio Brasil e China, também falou sobre o estreitamento cultural entre a China e o município o que fortaleceria ainda mais as relações entre o país e Sinop.
Pedrinho disse que, por enquanto, não há uma data marcada para o início
das atividades da central de compras mas a previsão é que aconteça em breve.