A prefeitura de Sorriso está finalizando os projetos das escolas estaduais Mário Raiter e Portal Kaiabi. De acordo com o arquiteto Fábio Miguel dos Santos, a secretaria estadual de Educação (Seduc) repassou o projeto de uma escola em Peixoto de Azevedo, que serviu de base para os das unidades em Sorriso. “A gente fez adequações de acordo com o terreno e agora estamos finalizando os projetos”, afirmou, ao Só Notícias.
Ele adiantou que a intenção é finalizar os projetos até o final do ano, possibilitando a assinatura do convênio entre a prefeitura e a Seduc. “Agora, fica sujeito às liberações de licenças por parte do departamento de Meio Ambiente da prefeitura. Estamos perto de ficar 100%. Neste momento, ainda não está apto a assinar o convênio, mas nossa ideia é que esteja finalizado até o recesso de final de ano”.
Segundo Fábio, cada unidade terá um custo de construção de aproximadamente R$ 8 milhões. As escolas serão padrão Seduc, com 16 salas de aulas, cada. Elas atenderão, em média, 400 alunos por turno. A do Portal Kaiabi será uma unidade militar.
A secretária municipal de Educação, Lúcia Korbes Drechsler, explicou que, apesar do convênio, todo o recurso para construção das duas unidades será do governo estadual. “Estamos tentando, desde o início do ano, trazer estas duas unidades estaduais. A secretaria informou que precisaria de ajuda com a parte de engenharia. Agora, a documentação está sendo juntada para podermos fazer a assinatura do convênio”.
Em março, a prefeitura anunciou a disponibilização de um terreno para a construção da escola militar Portal Kaiabi. Em julho, ao visitar Sorriso, o secretário estadual de Educação, Marco Marrafon, confirmou que a previsão do governo é construir as duas unidades já no próximo ano.