segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Guarda Municipal entra em funcionamento ainda este ano em Lucas do Rio Verde, diz secretário

PUBLICIDADE

A Guarda Municipal começa a trabalhar até dezembro. A confirmação foi feita pelo secretário de Segurança e Trânsito, Alexandre William de Andrade, em entrevista, ao Só Notícias. Ele explicou que, atualmente, são 24 servidores no setor. Todos receberão treinamentos de defesa pessoal, utilização de armas de fogo e as não letais como spray de pimenta, taser, bastão de choque entre outras.

“Agora que foi aprovado o projeto de criação da Guarda Municipal estamos criando algumas leis com código de ética e disciplina. A guarda, a partir do treinamento com a Polícia Federal, começará a trabalhar com armas. Neste momento, eles devem começar a atuar apenas com armas não letais. Além do treinamento, são necessárias as leis internas para regulamentar. No último final de semana, já fizeram treinamento de defesa pessoal. Vamos manter parcerias com a Policia Militar para ajudar também neste treinamento. O objetivo é fazer um trabalho progressivo com os guardas. Os atendimentos começam ainda este ano”.

Andrade apontou que ainda não há um orçamento definido pela prefeitura para comprar os equipamentos necessários. No entanto, os treinamentos de aperfeiçoamento de como utilizar as algemas, abordagem e atendimento ao cidadão deve ser implantado gradativamente. “As ocorrências mais simples essa guarda poderá estar agindo e auxiliando a Polícia Militar. Nos atendimentos de crime ambiental também será possível atuar. A guarda municipal poderá estar indo até o local para registrar o boletim ocorrências e fazer o encaminhamento necessários. É muito importante. É uma lei federal que precisava ser cumprida. É uma ajuda as forças de segurança já existentes no município. A guarda não vem para substituir o competir. Apenas auxiliará ainda mais no combate ao crime”.

Conforme Só Notícias já informou, a antiga guarda municipal de trânsito, criada em 1999, passou a ser denominada como guarda municipal seguindo os termos da lei federal após aprovação dos vereadores, no último dia 25 deste mês. O objetivo das alterações é resguardar a integridade física dos servidores públicos, que fizeram concurso no passado, para atuar no trânsito. As emendas estabelecem que os guardas só poderão ser armados após o cumprimento integral da capacitação exigida, conforme grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros auxiliam moradora em trabalho de parto em Sorriso

O Corpo de Bombeiros de Sorriso auxiliou uma moradora,...

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE