PUBLICIDADE

Prefeitura assina contrato de R$ 8,7 milhões para radares e câmeras no trânsito em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo - atualiozada 14:32h)

A prefeita Rosana Martinelli (PR) assinou contrato com a empresa cuiabana que vai instalar os radares e câmeras de monitoramento no perímetro urbano. O valor a ser pago pela execução total dos serviços é de R$ 8,7 milhões e o instrumento contratual terá validade de 24 meses.

O contrato assinado com a empresa prevê, entre outras ações, a instalação de 48 radares de velocidade e 20 câmeras de segurança. Os locais de instalação dos equipamentos são nas avenidas Júlio Campos, André Maggi, Alexandre Ferronato, Tarumãs, Itaúbas, Palmeiras, Joaquim Socreppa, Dom Henrique Froehlich, Figueiras, Foz do Iguaçu, Jatobás, Jacarandás, Ingás, Flamboyants e nas ruas das Caviúnas, Orquídeas, Avencas entre outras.

Segundo a prefeitura, as vias foram escolhidas conforme estudos prévios realizados pela secretaria municipal de Trânsito que seriam validados de acordo com a resolução do Denatran. A instalação dos equipamentos para testes havia começado ainda em dezembro, nas avenidas Júlio Campos, Sibipirunas e na Dom Henrique Froehlich (entre Catedral e cemitério).

A licitação para contratação da empresa foi aberta no ano passado, no entanto, uma decisão judicial impediu o início da implantação dos equipamentos. Em fevereiro deste ano, o Tribunal de Justiça acatou o recurso da prefeitura e autorizou a instalação dos radares eletrônicos para monitoramento do trânsito em Sinop.

Em maio, conforme Só Notícias já informou, o secretário municipal de Trânsito Roberto Trevisan Oliveira (Betão) revelou que os equipamentos começarão a funcionar a partir deste mês, em fase de teste. “Antes de começar vamos avisar um mês antes, vamos fazer teste de 30 a 60 dias para só então começar a valer (multar). A intenção é reduzir drasticamente o número de acidentes no município”.

O estudo encomendado pela secretaria de Trânsito, que utilizou radares móveis para aferir a velocidade nas principais avenidas e que dividiu as análises em grupos de 85% para a menor média, e de 15% para a maior, revelou médias de velocidades consideradas altas para uma área urbana. Toda a aferição foi feita durante o dia, quando o tráfego é mais intenso, pontuou a secretaria, anteriormente.

Na avenida dos Tarumãs, 85% dos carros trafegaram a uma média de 42 km/h, enquanto os 15% mais velozes tiveram média de 88 km/h. No cruzamento das avenidas Joaquim Socreppa com Sibipirunas, a menor média foi de 42 km/h e a maior foi de 97 km/h. Nas avenidas das Palmeiras, Bruno Martini e Flamboyants a maior média foi superior a 100 km/h, sendo que no cruzamento das avenidas Itaúbas com Flamboyants a média máxima chegou a 125 km/h.

A prefeitura expôs, anteriormente, que dentre os objetivos dos radares e câmeras está a segurança no trânsito porque em algumas vias há abuso na velocidade, desrespeito na sinalização e também aumentaram os gastos para atender na rede pública de saúde feridos em acidentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE