A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) promovem, no dia 27, um encontro com os novos gestores de Mato Grosso. O objetivo do evento é reunir os prefeitos eleitos e reeleitos no último pleito para discutir os principais temas da pauta municipalista e principalmente os desafios que as administrações municipais vão enfrentar nos próximos quatro anos.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou a importância da participação de todos os prefeitos eleitos para o fortalecimento da mobilização municipalista em prol de gestões eficientes. Segundo ele, as prefeituras estão enfrentando um momento de crise financeira, com a diminuição dos recursos necessários para garantir a manutenção dos serviços básicos para a população.
O subfinanciamento dos programas federais; a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios; os reajustes nos pisos do magistério e agentes de saúde; Restos a Pagar; o Fundo de Auxílio aos Estados e Municípios Exportadores-FEX; a urgência de mudanças no Pacto Federativo serão temas tratados por Neurilan. “Os municípios têm sido penalizados pela atual forma de rateio dos recursos, assumindo competências de outros entes para atender a população e gastando muito além do previsto na Constituição Federal em áreas essenciais, como saúde”.