Os prefeitos de 9 cidades do Nortão reuniram-se, hoje de manhã, com o novo secretário estadual de Meio Ambiente, Marcos Machado e representantes do Ibama. Eles foram pedir que seja agilizado o serviço de concessão de Licenças Operacionais que vem sendo exidas das madeireiras, pelo Ibama. O secretário informou que deve ser feito um mutirão para buscar regularizar esta situação.
Os prefeitos também fizeram reivindicações ao secretário para que o setor madeireiro não enfrente mais morosidade para obter documentos para que possam atender as exigências legais e continuarem desempenhando suas funções.
“Poderemos ceder funcionários temporários para o Ibama conseguir atendender o setor até que disponha, num curto espaço de tempo, de servidores próprios. Também poderemos fazer cooperações técnicas entre municípios e o órgão”, sugeriu o prefeito de Sinop, Nilson Leitão.
“Queremos audiências públicas na região com setor madeireiro para que sejam sugeridas medidas que se transformem em leis dentro da realidade da nossa região, que seja economicamente viáveis e ecologicamente corretas”, acrescentou.
No encontro, ficou claro que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente deverá seguir a lei federal sobre desmatamentos – a 2166 – e apenas 20% das áreas devem ser liberadas para desmatamentos. Até agora, a FEMA vinha autorizava abertura de 50% das áreas.