PUBLICIDADE

Prefeitos de Vera e Colíder marcaram presença na VIII Marcha a Brasília

PUBLICIDADE

Mais de 50 prefeitos mato-grossenses participaram ontem (8) do segundo dia da VIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que vai se estender até a próxima quinta-feira (10) na capital federal. A mobilização conta com a presença de cerca de 2 mil prefeitos de todo o país, que estão em Brasília para cobrar o atendimento a uma extensa pauta de reivindicações, com destaque para o aumento de 1% na base de cálculo do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, dos atuais 22,5% para 23,5%.

A necessidade de aprovação da Reforma Tributária no Congresso Nacional foi um dos principais temas discutidos no evento, que na abertura contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente pediu a parceria dos gestores para a conclusão da votação da Reforma Tributária e salientou que a Reforma está na agenda de prioridade do governo. Vários ministros marcaram presença na mobilização.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, José Aparecido dos Santos, salientou a importância da participação dos gestores mato-grossenses na mobilização. “Mato Grosso sempre teve uma presença marcante no evento, pois os prefeitos sabem que para conseguir novos benefícios para os municípios é preciso pressionar muito e unir forças com os parlamentares federais”, salientou Cidinho.

O prefeito de Vera, José Nilton dos Santos, destacou que mesmo que todas as reivindicações não sejam atendidas, a participação dos gestores é válida e necessária. “Se não nos unirmos fica mais difícil conseguir novos avanços”, ponderou.

Para Paulo Banazeski, prefeito de Colíder, a participação dos prefeitos na marcha representa um importante fórum de discussão dos problemas locais, uma vez que se discutem temas como saúde, saneamento, recursos para a área social, e principalmente educação. “Precisamos de mais recursos para a educação, tendo em vista que a maior parte do orçamento é aplicada em transporte escolar”, reivindicou o prefeito.

“A marcha também é uma oportunidade para que os prefeitos possam fazer contatos com a área federal, e romper um pouco as dificuldades que os prefeitos têm de acesso aos ministérios. E agora com o escritório da AMM em Brasília certamente isso vai melhorar muito”, ponderou o prefeito de Denise, Israel Antunes Marques.

Como parte da programação dos prefeitos na VIII Marcha a Brasília, a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM inaugurou ontem (8), às 18 horas, o escritório de representação em Brasília, criado para dar suporte técnico aos prefeitos na capital federal. A estrutura está em funcionamento no Edifício JK, onde já existe um escritório de representação do governo do estado de Mato Grosso. O espaço foi cedido através de uma parceria com o governo estadual.

O presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, destacou a importância dessa nova estrutura. “Esse escritório com certeza vai facilitar o trabalho de todos os prefeitos, principalmente daqueles que ainda não conhecem Brasília”, destacou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE