quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeitos de Sinop, Sorriso, Lucas, Mutum e mais 10 definem nesta 5ª mais medidas de combate ao Covid-19

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: Só Notícias/arquivo)

O encontro entre os prefeitos Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Vera, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Tapurah e União do Sul, que formam o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, está previsto para esta quinta-feira, às 9h, em Sorriso. Em entrevista, ao Só Notícias, o prefeito de Itanhangá e presidente do consórcio, Edu Pascoski afirmou que o objetivo do encontro entre os gestores é alinhar em conjunto as ações de combate ao novo Coronavírus na região. “O consórcio está comprando os equipamentos para ajudar o governo do Estado instalar mais 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva no Hospital Regional de Sinop. Essa reunião também é para definir isso”.

“Os 15 municípios ajudarão pagar os custos para instalações desses novos leitos. Precisamos colocar para funcionar o mais rápido possível”, explicou Pascoski. Atualmente, dos 20 leitos disponíveis para Covid-19 estão disponíveis apenas 3 no regional de Sinop. Sorriso tem apenas 2 que estão ocupados. Segundo o presidente, cada município deverá entrar com uma cota para pagar os leitos. “Essa conta será para fechar o número de leitos. Estamos fazendo o levantamento. Não vamos fazer besteira para comprometer todos os prefeitos para depois a Polícia Federal bater na nossa porta por comprar equipamentos superfaturados. Estamos buscando equipamentos no mercado. Ainda estamos vendo quanto deve custar, mas as costas devem variar de R$ 80 a R$ 100 mil. A cota deve variar de acordo com o número populacional de cada município”, expôs.

Pascoski ressaltou ainda que quem está na ‘ponta’ precisa de movimentar. “Os prefeitos estão fazendo o que podem, mas se as pessoas não contribuírem não vai adiantar todos os esforços feitos. As pessoas precisam ficar em casa e não nos botecos e lanchonetes. Se elas se cuidassem um pouco mais, não teríamos tantas contaminações”, cobrou.

De acordo com o boletim epidemiológico da secretaria de Estado de Saúde, juntos os 14 municípios do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, tem 1.445 casos positivos.

Sinop teve, até agora, 18 mortes, em Sorriso foram 6,  Lucas Rio Verde teve 8, Nova Mutum 7 e uma em Vera.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso começa definir área onde serão construídas casas para famílias carentes

A prefeitura fará chamamento público, este mês, tendo como...

Prefeito encaminha projeto à câmara para abrir seletivo com 140 vagas em Sinop

O prefeito Roberto Dorner encaminhou à câmara de vereadores...

Senadora quer nome de mãe e filhas mortas em Sorriso em lei do cadastro de estupradores

O Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Estupro pode...

Rota prevê duplicar 27 km em Sinop da 163 iniciando 2º semestre e sem desapropriações

A Agência Nacional de Transportes Terrestres realizou, esta tarde,...
PUBLICIDADE