sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Prefeito vai decretar toque de recolher em Sorriso após 3ª morte por Coronavírus

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo - atualizada às 10h23)

O prefeito Ari Lafin (PSDB) determinou hoje novas medidas restritivas para evitar propagação do novo Coronavírus (Covid-19), em Sorriso. Uma delas, é o toque de recolher com previsão para começar a partir da próxima quarta-feira, entre às 22h e 5h. O novo decreto com as regras gerais ainda está sendo elaborado. “Vamos formar grupos de trabalho liderados pelo secretário de Segurança Pública José Carlos Moura, juntamente com o tenente-coronel da Polícia Militar Jorge Almeida, capitão do Corpo de Bombeiros Heraldo Moura, delegado de Polícia Civil André Ribeiro, além da Polícia Rodoviária Federal, militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e de agentes de trânsito”.

O prefeito não descartou ainda a possibilidade de ocorrerem prisões caso a determinação seja desrespeitada. “Vamos entrar com muita força essa semana, peço para que não desrespeitem, levem a sério, pois as pessoas poderão sim ser presas. Agora é hora de ir para as casa, vamos manter os comércios abertos, porém eu estou fazendo tudo isso para dar toda tranquilidade aos nossos médicos e enfermeiros que estão muito preocupados”, enfatizou.

“A nossa equipe de saúde quer que as autoridades tomem atitudes por tudo aquilo que estão enfrentando. Está na hora de nos unirmos e deixarmos claro que tudo aquilo que fizemos até agora foi importante, porém a partir de agora as atitudes serão mais enérgicas. Existem alguns estabelecimentos noturnos que ainda não entenderam, foram notificados várias vezes, mas se não obedecer agora poderão ser interditados a qualquer momento”, acrescentou.

Ainda conforme Lafin, a atitude também foi tomada em decorrência das inúmeras denúncias recebidas nos últimos dias. “Muitas festas clandestinas, estamos combatendo isso com o Núcleo Integrado de Fiscalização e com a Polícia Militar, porém são vários pontos espalhados e vamos entrar com essa questão do toque de recolher. Se for necessário com apreensões e prisões para que seja exemplo para aqueles que estão levando na brincadeira. As nossas vidas estão em risco, isso é verdade. Não estou vendendo pânico, mas é hora de levar isso a sério”, apontou.

Agora, de acordo com o gestor, as equipes devem começar a trabalhar em um plano de ação para lançamento do toque de recolher. “Precisamos que as forcas de segurança façam um plano eficaz e verdadeiro. No primeiro momento teremos algumas dificuldades, mas vamos intensificar com toda a força para que a sociedade possa se sentir segura e os infratores entendam que não estamos aqui para brincar. Precisamos buscar que nenhuma outra pessoa morra”, declarou.

Já o secretário municipal de Saúde, Luiz Fábio Marchioro ressaltou que a atitude é necessária pois “estamos naquele momento em que a contaminação está muito intensa, nós precisamos mais do que nunca de ações efetivas, da população e das autoridades. Estamos esforçados, porque percebemos que no período diurno as pessoas estão se comportando, todos de máscara, se distanciando, se higienizando, mas quando a noite chega há um relaxamento geral”, relatou.

“Quando você conversa com os pacientes, eles acham que foram infectados em uma janta, em um jogo de futebol, em uma partida de tênis, em um evento social e essas situações estão nos preocupando. A noite parece não ter regra nenhuma, não dá para entender essa lógica das pessoas”. “As festas em casas particulares estão demais. Por favor, parem com essas festas pessoal, isso está custando vidas na nossa cidade e região. É momento de resguardo e todas as atitudes possíveis para evitar contaminações são importantes para que tenhamos condições de atender todo mundo com dignidade”, completou.

No boletim divulgado, há pouco, a secretaria municipal de Saúde informou que Sorriso registrou 11 novos casos de Coronavírus nas últimas 24 horas, e o número de confirmações chegou a 278. Destes, 167 estão curados (ontem havia 159). Outros 17 estão internados, sendo sete em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 em enfermaria. 108 estão em isolamento domiciliar. Ainda há 376 casos considerados suspeitos (ontem havia 310) e 518 já foram descartados.

Ontem, a secretaria municipal de Saúde de Sorriso confirmou a terceira morte por Coronavírus, em Sorriso. Era uma mulher, de 36 anos, moradora do bairro São Francisco, que deu entrada no Hospital de Campanha no dia 3 deste mês. Em seguida, foi levada a unidade de referência do município e há três dias transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Sinop.

A segunda morte foi confirmada na última quinta-feira. Era um homem, de 98 anos, morador do bairro Rota do Sol. O óbito ocorreu no início da semana, mas os exames só chegaram alguns dias depois. Já a primeira morte foi no último dia 9, de um homem de 57 anos, que estava internado desde o dia 10 de maio na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital regional.

Mato Grosso chegou a 213 óbitos por Coronavírus, ontem. Desde o início da pandemia já foram registados 6.108 casos. Destes, 3.508 estão em isolamento domiciliar e 2.117 estão recuperados. No Estado ainda tem 130 pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e e a taxa de ocupação de leitos aumentou, passando de 70,8% para 74,6%. Outros 140 estão em enfermaria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE