quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Prefeito libera retorno das aulas nas escolas particulares em Lucas do Rio Verde com 50% da capacidade

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo - atualizada às 15h03)

O prefeito Luiz Binotti assinou, há pouco, novo decreto autorizando a retomada com 50% da capacidade do número total dos estudantes nas aulas presenciais da rede privada para o ensino fundamental anos finais (6º ao 9º), médio, técnico e superior, a partir da próxima segunda-feira.

Para a retomada, as unidades de ensino devem promover e comprovar capacitação de toda a equipe profissional sobre prevenção do Covid-19, medidas de biossegurança e também identificação de casos de síndrome gripal ou similar. Entre os protocolos de segurança estão aferição da temperatura dos estudantes na entrada, intensificação da limpeza antes e depois da realização de atividades educacionais, oferta de produtos para higienização e exigência do uso de máscara.

Além disso, materiais pedagógicos de uso coletivo não poderão ser usados, deve ser realizado controle do fluxo na entrada e saída das pessoas, distanciamento mínimo de 1,5 metro e evitar atividades em que ocorra contato físico, fixação de materiais com recomendações para prevenção da doença, e organização de equipe para orientação e auxílio dos alunos quanto a necessidade de seguir as medidas estabelecidas.

As unidades também devem adotar sistema de escala e revezamento de tornos, proibir a entrada de pessoas do grupo de risco adotando medidas alternativas para o cumprimento de carga horária e realização de atividades sem prejuízos, sejam alunos ou professores.

Os estudantes que optarem por continuar seguindo o isolamento social, devem ter à disposição meios de ensino à distância, inclusive em avaliações, apresentações de trabalhos, dentre outros. Ainda consta na definição, que como a retomada será com 50% da capacidade, parte das turmas deve prosseguir com ensino semipresencial. Durante a pandemia, o período de intervalos/recreios nos pátios segue suspenso. Copos também devem ser retirados dos bebedouros, as carteiras e mesas devem ficar a 1,5 metro de distância.

Está autorizada também a abertura de parques públicos e privados, praças públicas e equipamentos que nestes locais estejam instalados. Quadras esportivas localizadas nas praças públicas e privadas, no entanto, deverão permanecer isoladas e sendo proibida a sua utilização.

Medidas como toque de recolher seguem inalteradas, sendo a partir das 22h, entre domingo e quinta-feira. Na sexta e no sábado começa às 23h. O horário também serve de parâmetro para o funcionamento do comércio e outras atividades. Também não foi alterada a definição que limita a entrada de apenas um membro da família nos estabelecimentos autorizados a funcionar.

Em instantes, mais detalhes

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...

Estado avalia áreas para construção de novo hospital regional em Mato Grosso

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto...
PUBLICIDADE