quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeito assina hoje convênio para instalar centro pesquisas em Lucas R. Verde

PUBLICIDADE

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, assina hoje à noite com o presidente da COODETEC – Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola-, Irineu Costa Borges a instalação de um centro de pesquisas em Lucas. O acordo foi firmado em janeiro quando Marino visitou a matriz da cooperativa, em Cascavel (PR).

O centro de pesquisas será instalado em uma área de 50 hectares cedida pelo produtor Joci Piccini. A implantação do centro começa mês que vem e os técnicos passarão a trabalhar no desenvolvimento de sementes buscando o melhoramento genético de soja, arroz, milho e algodão. A cooperativa já responde pela produção de mais da metade das sementes comerciais de trigo, soja e algodão, plantadas na safra 04/05 no Paraná.

Ela tem um centro de pesquisas em Primavera do Leste e o segundo em Mato Grosso será em Lucas do Rio Verde. A cooperativa também mantém um centro em Rio Verde (GO).
Até agora a Coodetec vinha aplicando métodos tradicionais de melhoramento, mas a partir do recebimento do Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) em 1997, passou a utilizar também os recursos da engenharia genética no seu programa de pesquisa. Além das linhas básicas comuns para todas as culturas trabalhadas, como rendimento, tipo agronômico, e resistência às doenças, cada cultura tem suas linhas especiais, especificadas abaixo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso começa definir área onde serão construídas casas para famílias carentes

A prefeitura fará chamamento público, este mês, tendo como...

Prefeito encaminha projeto à câmara para abrir seletivo com 140 vagas em Sinop

O prefeito Roberto Dorner encaminhou à câmara de vereadores...

Senadora quer nome de mãe e filhas mortas em Sorriso em lei do cadastro de estupradores

O Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Estupro pode...
PUBLICIDADE