domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeita no Nortão pega Coronavírus após substituir coveiro e realizar enterro

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria - atualizada às 14h58)

A prefeita de Nova Santa Helena, Terezinha Guedes (125 km de Sinop), confirmou que contraiu o novo Coronavírus e que está isolada, em casa, fazendo tratamento médico e trabalhando remotamente. Ela suspeita que tenha contraído o vírus após realizar um enterro em substituição ao coveiro do município, que faltou ao trabalho na sexta-feira passada (12). A confirmação do resultado positivo saiu na última terça-feira, e Terezinha se isolou.

Os primeiros sintomas, como dores de cabeça leves e estado febril foram sentidos na segunda-feira à noite. Como sentiu dores no peito, a prefeita vai fazer tomografia para avaliar a situação respiratória. O tratamento indicado pelos médicos inclui vermífugo e vitaminas. A cloroquina não foi receitada.

A prefeita explicou ao Só Notícias que estava em quarentena e que quebrou o isolamento para uma viagem a Cuiabá, onde assinou convênios no governo do Estado. Apesar disso, ela suspeita que a contaminação tenha ocorrido em Santa Helena.

“Na sexta-feira passada tive que fazer um sepultamento de uma vítima da Covid. Como já tínhamos casos na cidade, preparamos algumas covas e deixamos prontas, mas no dia o coveiro sumiu, não o encontramos em lugar nenhum nem conseguimos ligar para ele. Ficamos eu e o pessoal da funerária para fazer o enterro. Carreguei a urna e joguei cal”, explicou. “A gente acaba se compadecendo com a situação da família e não tem como virar as costas. É uma questão humanitária e temos que encarar de frente”, completou.

Terezinha explicou que a situação gerou medo entre os servidores do município e que uma equipe da vigilância sanitária com auxílio de psicólogo acalmou os trabalhadores, o que permitiu fazer a redução do número pessoas na prefeitura e implantar o serviço home office. Também foram realizadas desinfecções nos prédios públicos.

A prefeitura segue aberta, com atendimento reduzido e revezamento de servidores para manter o distanciamento social. Como já são seis casos positivos na cidade e duas mortes, a gestora estuda adotar medidas restritivas mais rígidas e pode impor um toque de recolher nos próximos dias.

Com população estimada em aproximadamente 3,7 mil pessoas, Nova Santa Helena já contabiliza seis casos positivos, incluindo o da prefeita, duas mortes e 34 casos suspeitos em isolamento. Além do comércio aberto, incluindo bares, outra dificuldade em controlar a pandemia no município é a posição estratégica, no trevo entre a BR-163 e a MT-320, dividindo os viajantes que vão rumo a Alta Floresta e rumo a Guarantã do Norte, fazendo parada em Nova Santa Helena.

A prefeita reforçou o pedido para que os moradores mantenham o distanciamento social e disse que ainda hoje deve realizar reuniões, remotas, para tomar medidas enérgicas, que podem incluir a adoção do toque de recolher.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...
PUBLICIDADE