PUBLICIDADE

Prefeita assume cargo em Mato Grosso após TRE reformar sentença

PUBLICIDADE

Por unanimidade, acompanhando o voto do juiz relator Alexandre Elias Filho, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso reformou sentença do Juízo Eleitoral da 12ª Zona, que havia cassado o mandato da prefeita e do vice-prefeito eleitos pelo município de Dom Aquino, respectivamente, Maria José Borges e Ozair Almeida Mundim. A diplomação de Borges e Mundim, como candidatos eleitos, poderá feita tão logo a decisão seja comunicada ao juiz eleitoral.

Conforme o relator, não ficou caracterizada violação do preceito que veda a participação de candidato a prefeito em inauguração de obra pública nos três meses que antecedem a eleição – fato que originou a sentença de cassação pelo magistrado de primeiro grau. Para o juiz Alexandre Elias, a presença dos dois denunciados em inauguração de obras não pode ser entendida como efetiva participação no evento.

A norma, segundo o magistrado, visa impedir o desequilíbrio entre os concorrentes. Entretanto, é necessário distinguir participação de presença passiva no local, de mera assistência, de simples presença na platéia. Se o candidato não fez uso da palavra, não vinculou sua imagem à inauguração, não usufruiu do acontecimento, não pode ser punido. Ademais, registrou o relator, esse tem sido o entendimento do TSE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE