sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Prazo para troca de partido termina amanhã à noite

PUBLICIDADE

Os cartórios eleitorais e os tribunais regionais eleitorais de todo o país estarão abertos até as 19 horas de sábado (1º), último dia para os interessados em disputar as eleições de 2 de outubro de 2006 trocarem de partido ou se filiarem a uma legenda.

No Congresso Nacional, o chamado troca-troca partidário tem se intensificado neste mês de setembro. Um levantamento da Secretaria-Geral da Mesa na Câmara dos Deputados mostra que nos últimos 30 dias quase 40 parlamentares mudaram de legenda. Outras alterações podem ter ocorrido nos diversos estados e municípios e ainda não foram comunicadas à Mesa Diretora.

Com as trocas feitas até agora, o PMDB se tornou a maior bancada, superando o PT. Na eleição de 2002, os pemedebistas elegeram 75 deputados, contra 91 eleitos pelo PT. Hoje, o PMDB está com 85 deputados e, o PT, com 83.

Somente na última semana, deixaram o PT os deputados Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP), Orlando Fantazzini (SP), Miro Teixeira (RJ), Maria José Maninha (DF) e João Alfredo (CE). E o PMDB ganhou políticos como o ex-ministro Delfim Netto (SP), André Zacharow (PR) e Pedro Irujo (BA).

O PFL, que elegeu a segunda maior bancada em outubro de 2002, com 84 deputados, está hoje na terceira colocação, com 63 parlamentares na Câmara. O PP vem seguida, com 54 deputados, depois de ter 49 eleitos há três anos. E o PSDB, que elegeu 70 deputados em 2002, tem agora 52 parlamentares na Casa.

Nesses quase três anos do governo do presidente Lula, alguns partidos aliados na campanha ou no Congresso tiveram crescimento significativo em suas bancadas. É o caso do PL, que elegeu 26 deputados em 2002 e agora conta com 41. O PTB, responsável pela eleição de 26 deputados, tem hoje 47. E o PCdoB elegeu 12 deputados em 2002, mas agora conta com 9.

Recém-criado, o Psol já possui sete deputados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE