Dois homens foram presos, ontem, em operação contra pesca irregular e caça predatória, em uma fazenda próximo a Santa Rita do Trivelato. Na casa onde estavam foram encontrados vários peixes fora do tamanho permitido, carnes de caça, armas e ainda um filhote de anta domesticado. Foram apreendidas uma carabina calibre 38 com várias munições intactas, uma garruncha calibre 32 também com munições e frascos de pólvora.
O sargento da Polícia Militar Ambiental, Marlon Oliveira, designado para a operação, avaliou o trabalho como positivo. “Nós apenas cumprimos na região com o nosso dever, que é apurar as denúncias e apreender os matéria irregulares e prender os principais envolvidos”, disse, ao ser complementado pelo fiscal do Ibama, Jacob Kuffner, que afirmou que as ações serão contínuas.
A operação é realizada através de uma fiscalização conjunta do Ibama, Funai, e Policia Militar Ambiental e ocorre na região do município de Paranatinga que faz divisa com Santa Rita, na aldeia indígena Paquera. Ela foi solicitada pela Funai, que denunciou ação de pesca predatória e caça. Segundo Willen Reis, auxiliar administrativo do órgão, os índios reclamavam que muitos pescadores estavam prejudicando o meio ambiente com a pesca predatória e solicitaram uma fiscalização.
Os dois homens detidos ficarão a disposição da justiça. O pescado e a carne de caça vão ser repassadas aos índios que moram na região onde a fiscalização vem ocorrendo.