O 1º Comando Regional de Polícia Militar vai empregar 450 policiais e 60 viaturas no plano de segurança da eleição, neste domingo (30). Em Cuiabá, única cidade de Mato Grosso com segundo turno, haverá uma equipe da PM em cada um dos locais de votação.
Além de dois policiais fixos nos pontos que concentram até quatro mil eleitores e três naqueles com número superior, haverá viaturas fazendo rondas ou prontas para atender chamados de reforço, inclusive nas comunidades rurais. Para o Centro de Eventos do Pantanal, onde ocorrerá a apuração, estão sendo designados 20 policiais, 16 cadetes (alunos do Curso de Formação de Oficiais), além de equipe do Regimento de Cavalaria.
Durante a votação e apuração, cada juiz do Tribunal Regional Eleitoral que estiver atuando na eleição será acompanhado por um oficial da Polícia Militar.
O coronel Jorge Luiz de Magalhães, comandante do 1ºCR, explica que todos aqueles que a Polícia Militar detiver por suspeita ou em flagrante por crime eleitoral, como boca de urna, por exemplo, serão conduzidos para a sede do TRE-MT, local onde os policiais condutores farão o Boletim de Ocorrência (BO). Nos casos que ficarem constatada a situação de flagrante os acusados serão entregues à Polícia Federal.
O policiamento ostensivo ordinário, realizado diariamente nas áreas residenciais e comerciais, também será reforçado. Além de 16 viaturas fazendo rondas permanentemente, seis equipes da Rotam vão patrulhar a cidade.