PUBLICIDADE

PF conclui prisões, prefeito e ex-juízes depõem; advogados vão para celas na Polinter

PUBLICIDADE

A Superintendência da Polícia Federal acaba de confirmar que cinco dos sete presos hoje na Operação Asafe, feita hoje em Cuiabá, Várzea Grande e Alto Paraguai foram encaminhados para a Polinter (na capital) onde devem permanecer 5 dias. O delegado Carlos Eduardo Fistarol ouve depoimentos de mais 3 presos e que estão sendo investigados no caso de supostas vendas de sentenças na justiça eleitoral. Só uma pessoa ainda está foragida, de acordo com a PF. Entre os presos estão os advogados Célia Cury Ribeiro (esposa do desembargador aposentado Jose Tadeu Cury), Alessandro Jacarandá, Alcenor Alves de Souza (ex-prefeito de Alto Paraguai) e Rodrigo Vieira.

Esta tarde prestou depoimento o prefeito de Poconé, Clovis Martins (PTB). Ele teve mandato cassado mas recorreu ao TRE e obteve liminar para ficar no cargo. O prefeito não revelou detalhes das explicações dadas para a Polícia Federal.

Pela manhã, o delegado ouviu o depoimento de dois ex-juízes no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Renato Vianna Gomes e Maria Abadia. Ambos negaram qualquer envolvimento com supostas vendas de sentenças e não descartaram a possibilidade de seus nomes estarem sendo usados por terceiros em relação a processos tramitando na corte. Abadia revelou que a Polícia Federal apura o caso de Barão de Melgaço onde o prefeito foi cassado e o tribunal reformou a decisão, reconduzindo-o ao cargo.

A Polícia Federal também fez apreensões de documentos e computadores nas casas dos desembargadores aposentados Donato Ojeda (que passou mal e está hospitalizado) e Jose Tadeu Cury, do presidente do TRE, Evandro Stabile, do juiz no TRE Eduardo Jacob, Círio Miotto e do desembargador José Luiz de Carvalho,

O processo corre em segredo de justiça determinado pelo Superior Tribunal de Justiça. A PF informa que o nome da operação é referente ao Salmo 82 ( Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses. Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.) Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam. Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes. Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações)

(Atualizada às 17:23h)

Leia ainda
PF falta pegar só 1 na Operação Asafe; advogados vão para Polinter
Advogados e ex-prefeito presos; PF ouve ex-juízes em Mato Grosso

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE