PUBLICIDADE

Advogados e ex-prefeito presos; PF ouve ex-juízes em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Polícia Federal deflagrou, esta manhã, a operação Asafe para prender 9 pessoas. A confirmação acaba de ser feita, ao Só Notícias, por uma fonte na Superintendência da PF, em Cuiabá. As prisões foram determinadas pelo Superior Tribunal Justiça (STJ). São 9 mandados de prisões temporárias e 30 de buscas e apreensões. A maioria será cumprida em Cuiabá. Advogados e outras pessoas que serão investigadas por suposto envolvimento em vendsa de sentenças no Judiciário. O processo corre em segredo de justiça.

13:01h – Salmo 82, do nome da Operação Asafe. Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses. Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.) Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam. Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes. Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações

12:53h – A operação Asafe está repercutindo a nível nacional. A Rede Globo divulgou, no Jornal Hoje, imagens dos federais fazendo buscas e apreendendo documentos. E destacou que está sendo investigada venda de sentenças. Os jornais O Globo e Estadão também destacaram as prisões e apreensões.

10:59h – Policiais apreenderam na casa do juiz do TRE Eduardo Jacob dois computadores e um revólver. Ele foi a sede da PF para assinar termo de doação da arma.

10:52h – O ex-servidor do Tribunal de Justiça Jarbas Nascimento, que é advogado e foi chefe de gabinete do desembargador aposentado José Tadeu Cury também estã prestando depoimentos

10:45h – A Polícia Federal confirma que há 7 pessoas presas até agora. Há 2 foragidos. Não foram fornecidos nomes.

10:42h – O delegado Carlos Eduardo Fistarol está conduzindo o inquérito.

10:31h – A OAB confirma a prisão da advogada Celia Cury, esposa do desembargador aposentado José Tadeu Cury, que está sendo investigada.

10:20h – O superintendente da PF Valmir Lemos de Oliveira concede entrevista coletiva e diz que a operação é muito difícil porque envolve autoridades públicas e instituições

10:03h – O ex-prefeito de Alto Paraguai Alcenor Alves de Souza está entre os presos.

09:59h – A ex-juíza do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) Maria Abadia de Aguiar, acaba de sair da sede da Polícia Federal. Ela prestou depoimento referente a suposta venda de sentença, relacionada a prefeituras de Barão de Melgaço e Alto Paraguai. “Estou tranquila, nunca vendi sentença”, disse, ao Midia News.

09:35h – A Polícia Federal confirmou que cinco advogados estão presos, mas não forneceu a lista com nomes. 125 agentes participam da operação.

09:32h – Em nota a PF informa que as investigações foram iniciadas em 2007 quando a Polícia Federal em Goiás indicou situações que envolviam possível exploração de prestígio em Mato Grosso. Mas não menciona se estaria sendo investigada suposta venda de sentenças na justiça matogrossense.

09:13h –  O presidente da OAB, Claudio Stabile, confirmou que o advogado e ex-juiz do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) Renato Vianna foi intimado para prestar esclarecimentos na PF.

09:11h – A Polícia Federal confirmou ao Só Notícias que não há mandados de prisões a serem cumpridos na região Norte

09:07h – O STJ e a PF investigam entre os acusados casos de corrupção ativa, formação de quadrilha e exploração de prestígio. Lobistas estariam entre os presos

09:05h – Mais de 6 pessoas presas já estão na sede da Polícia Federal na capital

08:51h – Os mandados de prisões estariam sendo cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande e Alto Paraguai. A PF não confirmou se juízes são alvos da operação.

08:49h – As ordens de prisões, buscas e apreensões de documentos foram expedidas pela ministra Nancy Andrighi, do STJ.

08:42h – O presidente da OAB Mato Grosso, Claudio Stabile, está na sede da Polícia Federal e informou, há instantes, ao Só Notícias, que “o processo tramita, em Brasília, em segredo de justiça. Estamos aguardando mais informações”, disse.

08:23h – A ação da Polícia Federal é também para cumprimento de mandados de busca e apreensões em escritórios de advogados. 

08:14h- Esta é a primeira operação em Mato Grosso sob comando do novo superintendente estadual da PF, delegado Valmir Lemos de Oliveira.

08:10h- O nome da operação é referente ao Salmo 82, o Salmo de Asafe, que fala que Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses e faz uma reflexão sobre julgamento injusto.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acusado de matar sargento em Mato Grosso fica em silêncio no interrogatório

Rafael Amorim de Brito, acusado de assassinar o sargento...

Preso em Nova Mutum acusado de manter esposa sob cárcere

O homem, de 46 anos, foi preso por policiais...

Foragido por homicídio e outros crimes é preso no Nortão

A Polícia Militar deteve o homem, de 27 anos,...

Sinopense se distrai durante “bebedeira” e tem motocicleta furtada

O furto de uma Yamaha Factor vermelha foi registrado,...
PUBLICIDADE