PUBLICIDADE

Pedro Taques é empossado governador de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Foram empossados, há pouco, na capital, o novo governador mato-grossense, José Pedro Gonçalves Taques e o vice, Carlos Henrique Baque Fávaro. Eles foram eleitos em primeiro turno e comandarão, pelos próximos 4 anos, os destinos do Estado. A cerimônia, dividida em duas etapas – posse e transmissão do cargo – começou às 9 horas, no plenário da Assembleia onde os 2 foram empossados pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Acompanhe

3h01 – Durante o discurso, Taques promete não se acovardar diante dos desafios. “Assim eu não estaria a altura da família que me elegeu, da família de Mato Grosso”. Ele fez também uma dura fala contra a corrupção. “Contra estes vou empenhar tudo o que eu posso, toda a fibra que tiver, toda a luz que oxalá iluminar minha alma política. Pois, se o exercício legitimo do poder tem uma função, é melhorar a vida dos governados e não enriquecer a vida dos governantes”.

12h56 – É a vez do governador falar. "Estou com fome, de justiça, de honestidade. Peço licença para chamá-los de amigos, irmãos e cidadãos. Na república não há nada mais importante do que ser chamado de cidadão".

12h46 – O novo chefe da Casa Civil, Paulo Taques, faz um pronunciamento representando os secretários. Ele prometeu, em nome de todo o secretariado, muito trabalho para ajudar a corrigir os rumos de Mato Grosso.

12h43 –  O líder da etnia caiapó, cacique Raoni Metuktire, cobrou de Taques mais respeito aos povos indígenas e ao meio ambiente. Ao final da fala, o indígena entrega um documento ao governador de Mato Grosso.

12h40 – Secretários são empossados e um vídeo mostrando a trajetória de Taques é exibido. 

12h20 – Após a parte cultural. Taques assina decreto com a nova estrutura e passa a dar posse aos seus secretários.

11:04 – Depois da revista, a tropa oficial da Polícia Militar de Mato Grosso desfila em homenagem ao novo chefe do Executivo, na entrada do Centro de Eventos do Pantanal, onde lideranças políticas e empresariais aguardam o chefe do Executivo.  

10:55 – Sob aplausos, o governador recém-empossado Pedro Taques recebe a faixa das mãos do ex-governador Silval Barbosa. Neste instante, Taques revista a tropa policial.

10:54 – Os deputados eleitos Dilmar Dal Bosco (DEM) e Wilson Santos (PSDB) tecem elogios ao governador recém-empossado Pedro Taques e garantem apoio na Assembleia Legislativa. “Trata-se de um governador diferente, um governador mais simples, mais próximo do próximo do povo”, diz Dilmar, da região de Sinop. Eleito pela baixada cuiabana, Wilson Santos destaca a mudança proposta por Taques. “O novo governador diz que o Estado está sempre em transformação e precisamos acompanhar”.

10:40 – Demonstrando otimismo, o ex-chefe do Executivo Silval Barbosa chega ao Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, para transmitir a faixa de governador a Pedro Taques, governador empossado há pouco na Assembleia Legislativa. Silval desejou sorte ao novo gestor. “Que ele seja coroado de êxito, quem ganha é o povo. O Pedro Taques tem demonstrado um preparo muito grande, está determinado, demonstrou isso com a equipe de transição”. Silval disse que Mato Grosso fechou o ano com a “economia crescendo, folha salarial paga, PIB de R$ 100 bilhões e incremento na receita”.

10:20 – Ao final, o novo governador agradeceu a Deus e aos mato-grossenses. “Deus não me faltou com a fé nem nos momentos mais duros dessa longa jornada servindo ao Estado. Em 2010, 708.440 mil cidadãos de Mato Grosso me mandaram para o Senado para República. Agora, 833.788 pessoas me mandam de volta para minha terra como governador. E, nesta nova fase, continuo junto aos mais de três milhões de cidadãos que desejam que Mato Grosso seja um Estado de Transformação. Muito obrigado!”.

10:17 – Pedro Taques garantiu o esforço da equipe para manter o superávit comercial da balança comercial brasileira. Mato Grosso é um dos principais produtores de grãos do país. Segundo Taques, a relação com a presidente Dilma Rousseff vai ser a melhor possível.

10h25 – Ainda na Assembleia Legislativa, Taques, em entrevista coletiva, afirma que o principal foco em sua gestão é o de melhorar os serviços da Saúde e Segurança, tidos pela população como prioridades. No início da tarde o governador viaja para Brasília para acompanhar a posse da presidente Dilma.

10h19 – O clima é de expectativa no Centro de Eventos do Pantanal, local onde ocorre a segunda parte da cerimônia de posse. 

10h08 – Primeira parte da cerimônia é encerrada.

10h05 – O presidente da AL, deputado José Riva (PSD), se prepara para encerrar a sessão solene, com a execução do Hino de Mato Grosso, pela banda da PM.

10h04 – Taques conclui seu discurso, é aplaudido e cumprimentado.

10h01 – Taques fala agora aos servidores públicos de Mato Grosso. “Governarei acima de tudo para os mais pobres. Se o governo tem sede em Cuiabá, estará presente em todas as cidades. Faço mais este compromisso, como servidor público que fui e serei”, ressalta, prometendo uma política de valorização das carreiras dos funcionários públicos.

9h56 – “Não deixaremos nenhum mato-grossense para trás. O Estado precisa educar as pessoas para que elas possam transformar o mundo. Nosso dever é trabalhar todos os dias para apontar caminhos, dar exemplos e acabar com as desigualdades. De mão estendida e com o coração efusivo assumo a missão de ser o governador de Mato Grosso”, salienta.

9h48 – O novo governador saúda a sua oposição, destacando que isso faz do governo uma democracia e não uma tirania. “Vamos respeitar a independência dos poderes para podermos ouvir a voz da sociedade, com atenção e com humildade. Este diálogo será um marco da nossa gestão”.
9h40 – Taques continua seu pronunciamento. “Aprendi que para ter acesso ao povo é preciso ter entrar na porta do coração da população. É para os mato-grossenses que aqui nasceram e os mato-grossenses de coração que quero manter o compromisso de transformação”

9h38 – Depois do pronunciamento de Fávaro, é a vez de Taques discursar. “O maior desafio de um homem sempre será o equilíbrio entre a razão e a emoção e ser sensível. Hoje é um dia em que divido a emoção de assumir este compromisso e a razão necessária para enfrentar os desafios que virão”, destaca o novo governador, agradecendo ao novo secretariado.

9h36 – Por fim, o presidente da AL fez votos de sucesso para o novo governo. “Torço e farei minha parte para que vossa excelência tenha um governo promissor. Não seremos, como opositores, empecilhos para a governabilidade. Ficarei, a partir de fevereiro, na torcida para que ocorra tudo de melhor”.

9h34 – Riva prossegue destacando que nas eleições de 2014, a população pode escolher no o modelo de governo que pudesse lhe oferecer algo melhor. “Com a sociedade, temos o poder da mudança. Em honra à democracia estamos dando início a um novo ciclo para Mato Grosso”, salienta destacando que Taques terá pela frente uma tarefa árdua que refletirá na vida de toda a população.

9h32 – Riva começa seu pronunciamento saudando Taques, seus familiares, os parlamentares e demais autoridades. “Este ato é um rito de passagem. Espera-se de quem vai um balanço e de quem chega uma projeção. Em momento como esses, que olhamos para o futuro, cabe-nos contemplar as pessoas que lutaram antes de nós”, afirmou

9h30 – José Riva começa o seu pronunciamento.

9h19 – Com isso, José Riva declara Taques e Fávaro empossados. Começa a ser lido o termo de posse.

9h18 – Agora é a vez de Fávaro. “Prometo cumprir, com honra e lealdade, as funções de vice-governador. Assim eu prometo”.

9h17 – Pedro Taques acaba de fazer o seu juramento. “Prometo manter, defender e cumprir as constituições da República e do Estado, observar as leis, promover o bem geral e desempenhar com zelo e lealdade as funções de governador do Estado de Mato Grosso. Assim eu prometo”

9h16 – O ex-governador Frederico Campos é convidado a se juntar à mesa de autoridades, representando todos os governadores.

9h15 – Obedecendo a Constituição, Riva pede que Taques e Fávaro entreguem os documentos necessários para que estejam aptos a serem empossados, como declaração de bens e diploma recebido do TRE. Primeiro-secretário, o deputado Mauro Savi (PR) afirmou que os 2 estão aptos.

9h13 – A banda da PM começa a executar o Hino Nacional Brasileiro.

9h12 – Taques e Fávaro são conduzidos ao plenário pelos deputados Zeca Viana (PDT) e Romoaldo Júnior (PMDB). Eles são recebidos de pé pelos presentes e aplaudidos.

9h10 – A mesa de autoridades é montada, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, do procurador-geral, Paulo Prado, do presidente do Tribunal de Contas, Valdir Teis, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Juvenal Pereira da Silva, do senador Jayme Campos (DEM) e do comandante da 13ª Brigada José Carlos Braga de Alencar.

9h06 – José Riva e Taques chegam ao plenário e tem início a cerimônia.

8h50 – Riva acaba de receber Taques e com ele seguir para a Sala da Presidência. Antes, desejou ao pedetista sucesso e disse esperar que ele faça um bom governo.

8h40 – Taques acaba de chegar à Assembleia. Acompanhado da esposa e da filha, o novo governador de Mato Grosso afirmou ser este um novo dia. Fávaro também chegou, acompanhado da esposa.

8h30 – O clima é de tranqüilidade na Assembleia Legislativa, que já se encontra cheia. Deputados e futuros secretários já se encontram no plenário.
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE