O advogado Pedro Ferreira Mendes, que por quatro ocasiões presidiu o diretório municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, renunciou ao cargo. Aos aliados da cúpula enviou uma carta afirmando estar se desligando. Ainda assim, permanece no PMDB, partido ao qual está ligado desde que ingressou na política, há aproximadamente 20 anos. Mendes afirma ter tomado a decisão pensando na oxigenação da sigla. O contador César Valentim Basso, vice-presidente do diretório, assume a presidência.
“Não tenho interesse em continuar na direção partidária e já achei mais fácil deixar para que o próximo diretório seja organizado. Deve ter uma nova administração”, declarou, ao Só Notícias. Neste intervalo que presidiu o PMDB, o representante considera ter alcançado importantes resultados.
Como exemplo Mendes cita desempenho da agremiação nas eleições de 2008 quando conseguiu elevar Juarez Costa, até então deputado estadual, à condição de prefeito. Na Câmara de Vereadores de Sinop o PMDB também tem três cadeiras; Mauro Garcia, Zuleica Mendes e Jonas de Lima.
“O trabalho de qualquer partido é buscar o poder. Continuo filiado com a mesma disposição”, acrescentou Pedro Mendes, que, há alguns meses, protagonizou um embate político com o prefeito Juarez Costa, que é do mesmo partido, ao opinar com base na ação que Juarez responde no TRE, que teria seu mandato cassado. Foi criticado pelo prefeito e também rebateu os ataques.
Entre as atribuições de Valentim está organizar em Sinop a convenção municipal pela qual serão eleitos, mediante voto direto e secreto, os 45 novos membros da cúpula, além de 15 suplentes. Ela está marcada para o próximo dia 31 em local ainda a ser confirmado. No mesmo dia em todo o país o Partido do Movimento Democrático realizará convenções.