Depois de ter participado do encontro Regional do PT em Sinop, a senadora Serys Marli Slhessarenko (PT), almoçou com o presidente da Câmara, José Pedro Serafini (Pedrinho/sem partido), o prefeito Nilson Leitão (PSDB), e o empresário João Carlos De Nez, presidente da Vitale Alimentos (frigorífico aviário). O encontro do PT foi no último sábado, em Sinop.
Apesar de ter sido um encontro informal, apenas um almoço, o presidente aproveitou para fazer algumas reivindicações como buscar incentivos para pequenos produtores rurais da região pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e apoio para construção de aviários. As obras irão abastecer o frigorífico que pretende abater mais de mil aves dia.
Uma das sugestões dada por José Pedro à senadora foi a doação de madeira apreendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). “O uso dessa madeira irá proporcionar um abatimento nos custos em média de 30%”, calculou Pedrinho. “Além de estarmos dando um destino a essa madeira que muitas vezes acaba se perdendo, vamos beneficiar os pequenos produtores”, destacou.
O presidente da Câmara também solicitou a Serys Slhessarenko agilizar recursos do Instituto de Reforma e Colonização Agrária (Incra) para iniciar as vistorias nos lotes da Gleba Mercedes (assentamento cerca de 80 quilômetros de Sinop). Hoje mais de 400 famílias vivem no assentamento e, pelo menos, metade ainda não conseguiu recursos do governo federal pelo Pornaf A. “Sem o levantamento geral os parceleiros ficam impedidos de conseguir financiamentos e investir nas suas terras”, observou José Pedro referindo-se a urgência da vistoria. “O Incra de Mato Grosso alega que ainda não fez essa vistoria devido à falta de recursos. Então pedimos a senadora que viabilize a liberação o mais rápido possível”, acrescentou.
O presidente da Câmara disse que a senadora informou que está apenas aguardando a aprovação do Orçamento da União para que a liberação seja feita. A votação do orçamento que deve acontecer até o dia 15 desse mês.
O prefeito Nilson Leitão aproveitou a oportunidade e discutiu com Serys sobre a BR-163 e sugeriu que ela encampe, no Senado, a iniciativa de apoio para o asfaltamento da rodovia até o porto de Santarém, no Pará. Nilson também pediu à senadora que viabilize recursos federais para reformar o Pronto Atendimento (PA). Serys prometeu apoio e garantiu que irá tentar viabilizar o dinheiro para reforma do hospital.